sábado, julho 28, 2007

E vocês?

Este problema da desobediência da Madeira ao recusar-se a pôr em pratica a lei do aborto parece à primeira vista que mina a unidade da Nação.

O grito de revolta da Madeira faz estremecer a autoridade do Estado, sem dúvida nenhuma, mas, só mina a unidade da Nação se ninguém, do resto do país, apoiar esta justa revolta.

A lei do aborto ainda não está em vigor em toda a Nação e não está porque uma região se recusa a aplica-la. E faz bem, a lei é iníqua e portanto todos os poderes existentes para além do estado devem recusar-se a aplica-la.

É isto que o Sr Cardeal Patriarca devia dizer. Devia dizer mas não diz.

A tradição e os costumes madeirenses impedem que a Madeira ponha em pratica semelhante infâmia. Impedem que se matem bebes.

A tradição e os costumes de Barrancos (como lembrou o Dragão) permite-lhes matar touros, mas apenas porque lutaram e conseguiram tal excepção

Eu estou pela Madeira e por Barrancos.

E vocês?

quinta-feira, julho 26, 2007

Filme

Um filme sobre a conivência passada entre o Governo Americano e a Máfia feito por um mafioso… com orgulho.(apanhei no O Futuro Presente )

Quando formos velhinhos «e eu talvez já cá não esteja para (te) ver» sairá um filme sobre sobre a actual colaboração entre o Governo Americano e a Máfia feita por um político …com orgulho

CINECARTAZ.PUBLICO.PT

Sobre isto lembro-me de uma conversa com o meu Pai (que faria 79 anos no próximo dia 1 de Agosto) em que eu lhe perguntei se não era preocupante que toda a imprensa e a industria cinematográfica estivesse na mão dos judeus:
-Não faz diferença nenhuma – é um negocio.E como é um negocio o objectivo é ganhar dinheiro Quando der massa atacar os judeus são os próprios judeus que financiam esse ataque. Financiaram o Hitler, financiaram os jornais anti-semitas antes da segunda grande guerra . É puro negócio. O que eles querem é ganhar dinheiro financiam tudo o que der caroço.

Mexam-se!!!

A Madeira luta contra o aborto, a Madeira recusa-se a aplicar uma lei iniqua.

E o Sr Cardeal Patriarca, e o Clero apoia ou nao Apoia ou não apoia a luta da região?.

Os bispos do México «exortam» E o nossos?
Calam-se? Reúnem-se com o Primeiro Ministro e saiem bem dispostos?
Quanto vale uma vida?

A Madeira continua a lutar contra o aborto. E a hierarquia ? Desistiu? Rendeu-se?

Senhores Bispos desembainhem a espada e lutem.

Uma vida, so uma vida vale todo o esforço.

Nós esperamos que os lideres da Igreja não tenham desistido

«Diante desta situação, os Bispos exortam “todas as pessoas de consciência a não se tornarem responsáveis deste ato abominável”. Do mesmo modo, recordam “que toda pessoa que ajude na realização deste assassínio execrável torna-se moralmente responsável pelo mesmo”, e que “os médicos, enfermeiras, assistentes de saúde e todos os que, na aplicação desta lei iníqua, se vejam envolvidos em sua realização podem fazer valer seu direito humano à objeção de consciência”. Pedem também o apoio a todas as mulheres que, diante de uma situação difícil, podem pensar em recorrer ao aborto como única solução, ‘colocando em risco não apenas sua saúde física, psicológica e moral, mas também a sua saúde espiritual e eterna, causando-lhes mais dor do que a que desejam evitar”. (RG) (Agência Fides 30/4/2007)
Links relacionados
Texto integral da declaração do Arcebispado do México está em:
Palazzo "de Propaganda Fide" - 00120 - Città del Vaticano Tel. +39-06-69880115 - Fax. +39-06-69880107 - e-mail: fides@fides.va © AGENZIA FIDES
News Map - Todo o material publicado pela Agência Fides

quarta-feira, julho 25, 2007

O judo

Unem-se ou congregam-se mais depressa as pessoas em torno dum "Bem Comum" ou dum "Mal Comum"?... pergunta o Dragão

Politicamente unem-se contra um Mal Comum, não tenho dúvidas nenhumas. E o problema da Direita está aí – ainda não viu o Mal Comum, as pessoa só são a favor de qualquer coisa, contra qualquer coisa, não são as ideias comuns que unem são os inimigos comuns.

A única forma da direita chegar ao poder é conquistar o eleitorado de esquerda, procurar na esquerda o que está certo e é comum à Direita.

O artigo do Manuel Alegre de hoje é sintomático, fala do medo e fala da liberdade. Medo e falta de liberdade que a direita sente, não da forma que Manuel Alegre enuncia mas de formas concretas.
O Manuel Alegre que fala do medo foi o primeiro a querer amedrontar o PNR, o Manuel Alegre que fala da liberdade foi o primeiro a tentar acabar com a liberdade do PNR.

O judo usa a força do inimigo para o derrotar.

O Manuel Alegre tem razão em mostrar-se preocupado com a falta de liberdade e com o medo que alastra na sociedade portuguesa

Mas o medo com que eu estou preocupado é com o medo do vendedor de bolas de Berlim a falta de liberdade com que eu estou preocupado é com a falta de liberdade do vendedor de bolas de Berlim.

Tão perigoso como vender cocaína

Muito se tem falado sobre as bolas de berlim nos últimos dias. Falou-se do prazer que comer uma bola dá, falou-se dos vendedores conhecidos, atacou-se a ASAE, insultaram-se os inspectores.

Falou Vasco Pulido Valente, falou António José Saraiva, falou Helena Matos

Mas há uma coisa de que se não falou ….do terror. Do pavor que quem vende bolas sente.
Do medo em que os vendedores vivem.. de ter que ganhar a vida na clandestinidade, das coimas, da apreensão da mercadoria, das analises que podem dar cadeia.

Vender bolas de Berlim tornou-se tão perigoso como vender cocaína

Dizia-me um vendedor de bolas no Domingo mãos calejadas , unhas sujas (que horror) da sua profissão, suado,cansado e a falar baixinho(nunca se sabe quem ouve)

-Só os grandes é que podem comer. É o que «eles» querem . Estive na guerra mas não posso vender bolas de berlim

terça-feira, julho 24, 2007

Transgénicos

Deu ontem uma reportagem na SIC sobre os transgénicos na agricultura.
a)Segundo a reportagem uma empresa, a Monsanto, tem 95% deste mercado.
b)Sementes criadas em laboratório são patenteadas por esta multinacional.
c) As sementes têm uma característica : espalham-se: com o vento , pelos insectos e pelos pássaros.
d) Agricultores que viram as suas explorações infestadas por estas plantas nascidas das tais sementes são processados pela Monsanto – e perdem.
e) São colocadas proteínas tóxicas (só para os insectos segundo eles ) no milho para controlar as pragas

Totalitarismo

Escolas com sistema de video vigilancia «para protecção externa e salvaguarda do investimento de que os estabelecimentos têm sido alvo» talvez seja Necessário. Mas desconfio que são os alunos e os professores que acabarão por ser vigiados. E a pergunta é : vigiados por quem ?

Não só vigiados mas controlados através do «cartão electrónico, já utilizado em algumas escolas, permite controlar o acesso dos estudantes ao estabelecimento de ensino e registar a assiduidade, estando ainda dotado com porta-moedas electrónico»

Porta moedas electrónico? Para quê? O Eng Sócrates disse ontem que iriam acabar com o dinheiro nas escolas , porquê?


O totalitarismo avança, habituando desde já as criacinhas ao Admiravel Mundo Novo.

segunda-feira, julho 23, 2007

Do Céu Caiu Uma Estrela

«A política implica a escolha de males e a sua conversão em bens. A política moderna, contudo, transforma o mal em bem de uma forma nominalista, mudando-lhe o nome. A acção cruel é transformada em acto benévolo ao criar no homem a titularidade da moral. O que convém ao sujeito ou ao político torna-se, num acto de magia, bom. A substância não muda, porém. Todos os que não caíram na patranha da subjectividade o sabem.Converter o mal em bem tem de corresponder a algo mais. A transformação de algo implica sempre um direccionamento, que quanto mais elevado, mais conseguido se torna. Se a acção humana é mais elevada que a dos restantes seres, é-o não por questões de eficácia, mas por questões de orientação, pela capacidade de conduzir a sua acção para finalidades maiores, para fazer com que o mundo cumpra a sua Natureza.»

Não posso estar mais em desacordo, transformar o mal em bem é tão impossível como transformar as trevas em luz criando mais trevas. Se o mal é a ausência de bem, como as trevas são a ausência de luz, transformar o mal em bem seria como tentar iluminar uma sala apagando as luzes.

O mal não se transforma em bem o que se passa é que não há o mal absoluto e portanto de qualquer mal resulta sempre algum bem. Mas não nos compete a nós, simples mortais, que não sabemos o futuro nem conseguimos, nunca, medir a «quantidade« de mal que um mal feito com a melhor das intenções provoca, tomar tais decisões.

Como não conseguimos medir o mal que provocamos também não conseguimos medir o bem que as nossas boas acções provocam.

Há um filme do Capra com o Jimmy Stweart (Do Céu Caiu Uma Estrela -) que explica de forma primorosa tudo aquilo que nós não sabemos nem nunca poderemos vir a saber : as reacções em cadeia que os nossos actos provocam (os bons e os maus)

O catecismo também não explica nada mal:

368. Quando é que o acto é moralmente bom?
1755-1756 1759-1760
O acto é moralmente bom quando supõe, ao mesmo tempo, a bondade do objecto, do [N63]fim em vista e das circunstâncias. O objecto escolhido pode, por si só, viciar toda a acção, mesmo se a sua intenção for boa. Não é lícito fazer o mal para que dele derive um bem. Um fim mau pode corromper a acção, mesmo que, em si, o seu objecto seja bom. Pelo contrário, um fim bom não torna bom um comportamento que for mau pelo seu objecto, uma vez que o fim não justifica os meios. As circunstâncias podem atenuar ou aumentar a responsabilidade de quem age, mas não podem modificar a qualidade moral dos próprios actos, não tornam nunca boa uma acção que, em si, é má.

sexta-feira, julho 20, 2007

MOTU PROPRIO , o Diabo e o Mal

«57. Se Deus é omnipotente e providente porque é que existe o mal?
309-310 324. 400
A esta pergunta, tão dolorosa quanto misteriosa, só o conjunto da fé cristã pode dar resposta. Deus não é de maneira nenhuma, nem directamente nem indirectamente, a causa do mal. Ele ilumina o mistério do mal no seu Filho Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para vencer aquele grande mal moral que é o pecado dos homens e que é a raiz dos outros males.

58. Porque é que Deus permite o mal?
311-314 324
A fé dá-nos a certeza de que Deus não permitiria o mal se do próprio mal não extraísse o bem. Deus realizou admiravelmente isso mesmo na morte e ressurreição de Cristo: com efeito, do maior mal moral, a morte do Seu Filho, Ele retirou os bens maiores, a glorificação de Cristo e a nossa redenção.

60. Quem são os anjos?
328-333 350-351
Os anjos são criaturas puramente espirituais, incorpóreas, invisíveis e imortais, seres pessoais dotados de inteligência e de vontade. Estes, contemplando incessantemente a Deus face a face, glorificam-no, servem-no e são os seus mensageiros no cumprimento da missão de salvação, em prol de todos os homens.

74. O que é a queda dos anjos?
391-395 414
Com esta expressão indica-se que Satanás e os outros demónios de que falam a Sagrada Escritura e a Tradição da Igreja, de anjos criados bons por Deus, se transformaram em maus, porque, mediante uma opção livre e irrevogável, recusaram Deus e o seu Reino, dando assim origem ao inferno. Procuram associar o homem à sua rebelião contra Deus; mas Deus afirma em Cristo a Sua vitória segura sobre o Maligno.

75. Em que consiste o primeiro pecado do homem?
396-403 415-417
O homem, tentado pelo diabo, deixou apagar no seu coração a confiança em relação ao seu Criador e, desobedecendo-lhe, quis tornar-se «como Deus», sem Deus e não segundo Deus (Gn 3, 5). Assim, Adão e Eva perderam imediatamente, para si e para todos os seus descendentes, a graça da santidade e da justiça originais»


Por aqui se vê que há uma grande diferença entre o mal que toda a gente conhece e o Diabo que quase toda a gente insiste em fingir que não conhece.
Hoje em dia, com a Televisão, é tão fácil ver o Diabo como o Mal.
O Mal está presente em todos os Telejornais o Diabo na MTV. O Mal é chato o Diabo divertido. O Mal é sinonimo de morte e guerra, o Diabo é sinónimo de festas, orgias, droga , sexo e rock and roll. O Diabo é idolatrado por grande parte da juventude, em qualquer concerto, o indicador e o mindinho espetados simbolizam os «corninhos» do Diabo( como diz o meu caro Corcunda).O Mal são as overdoses, a sida, os desastres de automóvel , «as gravidezes indesejadas» com a respectiva «interrupção voluntária da gravidez»

Do Diabo toda a malta gosta do Mal toda a gente foge

quinta-feira, julho 19, 2007

Ah Ah Ah

Antonio Costa 2º

Salazar 1º

Por falar em votações

Não peço licença para pensar.

Há duas coisas que são tabu e que desqualificam quem fala delas:

1- Teorias da Conspiração.
2- O Diabo.

Eu falo das duas e, se eu tivesse ambições politicas, esse facto arrumava-me definitivamente.

Falar das teorias da conspiração como do Diabo são, para a maioria das pessoas, sinais evidentes de paranóia, mania da perseguição, sintomas de patologias graves no campo psíquico. Se os russos, por acreditarem que quem não era comunista era maluco, internavam em hospitais psiquiátricos os seus inimigos, dentro de pouco tempo falar do Diabo ou de conspirações internacionais abrirá a porta para os melhores hospitais psiquiátricos do país.

O problema é tão grave que, perante evidencias , as pessoas pensam, mas não falam. Ou não pensam o que é ainda pior. Não discordam, não discutem , não apresentam argumentos .

Coitado!!

O mimetismo é uma característica humana, a tendência a concordar com o que se pensa que a maioria pensa faz parte da natureza humana. A experiência foi feita:

7 pessoas numa sala. 6 contratados para dizer que uma barra mais curta era maior que a mais comprida.
Na primeira série de barras o nosso homem ( o não contratado) disse que a barra mais comprida era a mais comprida mas ouviu todos os outros a afirmar que a barra mais comprida era a mais curta. Ficou espantado, incrédulo –o que é que se passava com ele?
À segunda hesitou, mas voltou a afirmar que a barra mais comprida era a mais comprida enquanto todos os outros afirmavam o contrario e olhavam para ele com desdém

À terceira já não hesitou, juntou-se à maioria a barra mais curta passou a ser a mais comprida.

O nosso homem pensava que a maioria pensava que a barra mais curta era a mais comprida. A maioria não pensava isso, pensava exactamente o contrario mas afirmava o oposto.

Eu como não sei o que é que a maioria pensa vou pensando pela minha cabeça.

-Como diria o meu avô: Não peço licença para pensar.

quarta-feira, julho 18, 2007

É preciso parar enquanto é tempo

Ser contra o Estado Socialista ,que nos oprime, parece, neste momento ,ser como contra a chuva. Por mais que se seja contra, temos que levar com ela.

Mas mesmo a chuva pára. Este Estado vai parar e mais cedo do que parece, Vieram ontem uns cientistas divulgar que a Segurança Social vai falir, dentro de 50 anos (tenho eu 94 ) representará duzentos e tal por cento do PIB .Propôem eles aumentar o IVA para 25% e aumentar os impostos para financiar o sistema.

Nenhum partido defende já, hoje, o fim deste sorvedouro que é este estado socialista. O que se gasta na Saúde dava para fazer um seguro de saúde para cada português no valor de 25 euros mensais e ainda se poupava 2000 milhões de euros, o que se gasta em educação dava para dar um cheque mensal de 250 euros a cada estudante e ainda se poupava 200 milhões de euros - e continuávamos com este estado que faz de conta que toma conta de nós.

É preciso ter a coragem necessária para dizer que não vai haver reformas no futuro. O estado tem que devolver , pelo menos parte, do dinheiro que retirou aos bolsos dos contribuintes, com menos de 50 anos, para a sua reforma, mas parar já com este mito. Explicar a toda a gente com menos de 50 anos que não vai haver reformas., que temos que sustentar os que estão reformados e os que se encontram à beira da reforma mas o país não vai ter condições para nos pagar, a nós, a nossa reforma .

A despesa do estado tem que baixar. O valor do défice hoje, corrigido, equivale a metade da despesa do estado em 1973…com guerra.

É preciso parar enquanto é tempo, senão caminhamos para uma revolução de consequências tenebrosas.

terça-feira, julho 17, 2007

Histórico

O PNR conseguiu no Castelo um resultado histórico. Chegou quase aos dois por cento. Teve quatro votos.

Magia

Nove em cada dez lisboetas não votaram em António Costa … e mesmo assim ele foi eleito Presidente da Câmara. Magia ? Não… democracia.

Magia, magia foi o resultado do Manuel Monteiro . Em cada 100 lisboetas não votaram nele 99,67.

Não votei

Não votei. Não moro em Lisboa . E se morasse… não votava

Esquerda, direita

Se o Dr Portas é de direita eu sou de esquerda.
Se o Dr Louça é de esquerda eu sou de direita.
Se o Dr Sócrates é de centro eu estou lixado (ele é engenheiro...)

Derrota?

Não há nada como uma boa derrota para animar as hostes.

Esquerda, Direita...

Esquerda, direita faz-me lembrar a tropa.

Não percebo

«O leitor Nuno afirma que a Direita Portuguesa não se revê em partidos. Concordo, mas numa sociedade como a nossa existe apenas essa forma de enquadramento político e a escolha será sempre entre nada fazer ou escolher um milagre»

« acredito que é preciso fazer doutrina»

Não consigo perceber, caro Corcunda,como é que a doutrina pode ser anti-partidária e a acção partidária.

Um exorcista procura-se

O Dr Portas foi para banhos : vai reflectir. Vai reflectir na sua próxima ocupação. Vai fazer contactos , falar com pessoas e se conseguir arranjar um bom emprego demite-se. A politica para o Dr Portas, como para o Prof Freitas, sempre foi uma carreira, como quem entra para a GNR. Demitiram-se na primeira derrota, deslumbrados com os Rumsfields , com os palácios e, no caso do Dr Portas, com os raios ultra-violetas . Acham-se uns génios (o país é pequeno para eles ) voltaram, voltaram para conquistar; tornar o PP um partido do centro para invadir a esquerda do PSD arrebatar a direita do PS Quiseram ser os líderes da oposição .Quiseram... - dizes bem - ser modernos, higiénicos e sorridentes. Tramaram-se, como era de esperar. Olhando para o espectro eleitoral, pensaram que os votos do CDS eram trigo limpo. Só precisavam de ir buscar mais uns onde os há mais – entre o PSD e o PS.

Vai agora abandonar o barco – virar mais esquerda – para se candidatar a Presidente da Republica. O espírito que tomou conta do Professor Freitas tomou conta dele. A sede do Caldas deve estar assombrada.

Um exorcista procura-se: o Dr Portas precisa

segunda-feira, julho 16, 2007

Tanto faz como deu

As eleições foram um fracasso. Um fracasso para a Direita e um fracasso para Esquerda. Votaram apenas trinta e tal por cento dos eleitores. Nunca houve tanto pluralismo na tentativa de conquistar o poder municipal e nunca houve tanta a gente a abster-se. Teoricamente dada a pluralidade das candidaturas que iam da extrema esquerda à extrema direita todos os eleitores se deviam ter sentido representados por alguém. Deviam por isso ter ido votar, mas não foram . Porquê?

Porque cada um daqueles senhores queria representar toda a gente. Todos eles aspiravam a ser a União Nacional, ou melhor dizendo a União Municipal, queriam representar todo o universo eleitoral , representar os interesses dos senhorios e dos inquilinos, dos pobres e dos ricos, dos velhos e dos novos, dos taxistas e da Carris, do metro e do comboio, do aeroporto e do aquecimento global.

A União Nacional não foi pensada como um local onde toda a gente estava de acordo em tudo. Mas sim num local onde toda a gente que não estava de acordo em quase nada tinha que chegar a um acordo em tudo. Era um local onde apenas não se podia discutir Deus, não se podia discutir a Pátria e não se podia discutir a Família Foi pensada com um local onde havia representantes das diversas tendências, dos diversos interesses, muitos deles antagónicos. Mas havia representantes de representados.

Ora quem é que aqueles senhores representam? Só se representam a eles e só a eles e aos seus grupinhos.

Por isso têm cada vez menos votos – tanto faz como deu .

Aliança Nacional

Parabéns Dr Cruz Rodrigues 4 anos é obra

Resultados das eleições

ABSTENÇÃO----------------------62.61%

ANTÓNIO COSTA------------------11.04%
CARMONA RODRIGUES--------------6.24%
FERNANDO NEGRÃO----------------5.88%
HELENA ROSETA------------------3.81%
RUBEN CARVALHO-----------------3.56%
SÁ FERNANDES-------------------2.54%
TELMO CORREIA------------------1.38%

sexta-feira, julho 13, 2007

Falta de Esperança

O pessimismo da Direita Portuguesa mostra a falta de Esperança e a falta de fé na Divina Providencia

quinta-feira, julho 12, 2007

Para o bem dos condenados


O Pedro descobriu que o Tintin no Congo foi proibido em Inglaterra. Seguir-se-á provavelmente o Ídolo Roubado e quem sabe no País do Ouro Negro. Hergé tem sorte em ter morrido porque senão dentro de dez anos estaria num campo de concentração.

O Asterix deve ser perigoso e o Iznogood terrorista.

Os «ventos da história» estão-nos a levar para um violento temporal. Os «democratas», os «socialistas» e os «tolerantes« dirigem com segurança o bote para um mundo democrático, socialista , intolerante e totalitário.

Depois de terem proibido os livros que negam o holocausto proíbem o Tintin

Sairá brevemente legislação sobre segurança civil que levará ao fecho de milhares de lojas e centros comerciais por esse país. O Publico, o Balsemão e a Igreja falam de ataques à liberdade de imprensa (já deviam ter percebido isso mais cedo quando o Irving foi preso) .

O poder das novas autoridades é preocupante. Enquanto a Policia Judiciaria não tem dinheiro nem para limpar o rabo as novas autoridades passeiam-se pelo país fora a mostrar «o rei na barriga» como contava o Sol no passado sábado.

É proibido tomar banho com a bandeira encarnada, é proibido andar com os filhos todos no carro (quem tenha mais de três) são proibidas as colheres de pau e os galheteiros. A água pé é pior que o cianeto. O tabaco mata, a comida também. Ontem proibiram os termómetros de mercúrio… amanhã proibirão o quê?

Regras e regulamentos atrofiam os mais fracos. O pensamento único domina e quer dominar mais. Leis que promovem a bufaria, fomentam a chantagem e climatizam o país no terror. O terrorismo de estado, enquanto forma de actuação politica contra a própria população, foi inventado pela Revolução Francesa.

Os seus herdeiros continuam a senda. A eficácia e o tecnocratismo são simónimos de Bem .

O aparelho mais eficaz saído da cabeça dos revolucionários foi a guilhotina, um exemplo da técnica de destruir e matar. Um verdadeiro choque tecnológico.

Foi inventado para o bem dos condenados – é preciso não esquecer . Doía oa menos…

(O Tintin no Congo está também proibido na China)

segunda-feira, julho 09, 2007

O palácio

Tenho pena de não ser livre - e medo de o ser. Muito do que escrevi – é apenas metade daquilo que sinto e vejo. Cada um de nós, no seu lugar que ocupa na sociedade tem um ponto de vista, cada um de nós, por isso mesmo, vê coisas diferentes. Perceber o que o outro vê – tentar perceber o outro - é um esforço, que devia ocupar cada um de nós.

Se Portugal fosse um palácio – com as suas diversas salas, diversos andares, a cavalariça e a sala de estar – as suas diversas comunidades e interesses a ocupar cada espaço - verificamos que algumas pessoas ocuparam sempre a mesma sala da sociedade – outros andaram de sala em sala. Estiveram em baixo, nos currais, e em cima na sala de visitas – limparam as casas de banho e foram convidados para os coktails na piscina Tiverem ideias, certezas, que se mostraram erradas- quando mudaram de sala.

Perceber o terror que se instalou em algumas salas deste palácio – só percebe quem lá está. Ver o terror a alastrar pelas salas – só percebe quem anda de sala em sala.

Tentar perceber o que é que se está a passar nas outras devia ser um dever de quem está na sala de jantar a comer croquetes e a dar palpites.

sexta-feira, julho 06, 2007

Trinta e tal graus

Lisboa trinta e tal graus e nas ruas só turistas, policias e ladrões. Passa a carrinha vazia do Carmona, a cantar , dizem que vai haver eleições, talvez … mas ninguém liga peva. Parece que está tudo na mesma, que não se passa nada mas passa-se. Vão saindo leis, razoáveis, inteligentes, especializadas que nos vão lixando. Devagar, devagarinho, como um garrote, vão-nos espremendo, com impostos, com regras, com conversa fiada. Rigor - diz um – os outros nem sei, nem quero saber, o que dizem. Conversa de chàcha – ninguém já acredita em nada . Está tudo a desistir –é do calor. De castigo ficam os candidatos – a falar para ninguém , a discutir uns com os outros .

Desistam , vão para a praia, deixem-nos trabalhar e não chateiem