segunda-feira, julho 16, 2007

Tanto faz como deu

As eleições foram um fracasso. Um fracasso para a Direita e um fracasso para Esquerda. Votaram apenas trinta e tal por cento dos eleitores. Nunca houve tanto pluralismo na tentativa de conquistar o poder municipal e nunca houve tanta a gente a abster-se. Teoricamente dada a pluralidade das candidaturas que iam da extrema esquerda à extrema direita todos os eleitores se deviam ter sentido representados por alguém. Deviam por isso ter ido votar, mas não foram . Porquê?

Porque cada um daqueles senhores queria representar toda a gente. Todos eles aspiravam a ser a União Nacional, ou melhor dizendo a União Municipal, queriam representar todo o universo eleitoral , representar os interesses dos senhorios e dos inquilinos, dos pobres e dos ricos, dos velhos e dos novos, dos taxistas e da Carris, do metro e do comboio, do aeroporto e do aquecimento global.

A União Nacional não foi pensada como um local onde toda a gente estava de acordo em tudo. Mas sim num local onde toda a gente que não estava de acordo em quase nada tinha que chegar a um acordo em tudo. Era um local onde apenas não se podia discutir Deus, não se podia discutir a Pátria e não se podia discutir a Família Foi pensada com um local onde havia representantes das diversas tendências, dos diversos interesses, muitos deles antagónicos. Mas havia representantes de representados.

Ora quem é que aqueles senhores representam? Só se representam a eles e só a eles e aos seus grupinhos.

Por isso têm cada vez menos votos – tanto faz como deu .