quarta-feira, julho 25, 2007

O judo

Unem-se ou congregam-se mais depressa as pessoas em torno dum "Bem Comum" ou dum "Mal Comum"?... pergunta o Dragão

Politicamente unem-se contra um Mal Comum, não tenho dúvidas nenhumas. E o problema da Direita está aí – ainda não viu o Mal Comum, as pessoa só são a favor de qualquer coisa, contra qualquer coisa, não são as ideias comuns que unem são os inimigos comuns.

A única forma da direita chegar ao poder é conquistar o eleitorado de esquerda, procurar na esquerda o que está certo e é comum à Direita.

O artigo do Manuel Alegre de hoje é sintomático, fala do medo e fala da liberdade. Medo e falta de liberdade que a direita sente, não da forma que Manuel Alegre enuncia mas de formas concretas.
O Manuel Alegre que fala do medo foi o primeiro a querer amedrontar o PNR, o Manuel Alegre que fala da liberdade foi o primeiro a tentar acabar com a liberdade do PNR.

O judo usa a força do inimigo para o derrotar.

O Manuel Alegre tem razão em mostrar-se preocupado com a falta de liberdade e com o medo que alastra na sociedade portuguesa

Mas o medo com que eu estou preocupado é com o medo do vendedor de bolas de Berlim a falta de liberdade com que eu estou preocupado é com a falta de liberdade do vendedor de bolas de Berlim.