sexta-feira, julho 20, 2007

MOTU PROPRIO , o Diabo e o Mal

«57. Se Deus é omnipotente e providente porque é que existe o mal?
309-310 324. 400
A esta pergunta, tão dolorosa quanto misteriosa, só o conjunto da fé cristã pode dar resposta. Deus não é de maneira nenhuma, nem directamente nem indirectamente, a causa do mal. Ele ilumina o mistério do mal no seu Filho Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para vencer aquele grande mal moral que é o pecado dos homens e que é a raiz dos outros males.

58. Porque é que Deus permite o mal?
311-314 324
A fé dá-nos a certeza de que Deus não permitiria o mal se do próprio mal não extraísse o bem. Deus realizou admiravelmente isso mesmo na morte e ressurreição de Cristo: com efeito, do maior mal moral, a morte do Seu Filho, Ele retirou os bens maiores, a glorificação de Cristo e a nossa redenção.

60. Quem são os anjos?
328-333 350-351
Os anjos são criaturas puramente espirituais, incorpóreas, invisíveis e imortais, seres pessoais dotados de inteligência e de vontade. Estes, contemplando incessantemente a Deus face a face, glorificam-no, servem-no e são os seus mensageiros no cumprimento da missão de salvação, em prol de todos os homens.

74. O que é a queda dos anjos?
391-395 414
Com esta expressão indica-se que Satanás e os outros demónios de que falam a Sagrada Escritura e a Tradição da Igreja, de anjos criados bons por Deus, se transformaram em maus, porque, mediante uma opção livre e irrevogável, recusaram Deus e o seu Reino, dando assim origem ao inferno. Procuram associar o homem à sua rebelião contra Deus; mas Deus afirma em Cristo a Sua vitória segura sobre o Maligno.

75. Em que consiste o primeiro pecado do homem?
396-403 415-417
O homem, tentado pelo diabo, deixou apagar no seu coração a confiança em relação ao seu Criador e, desobedecendo-lhe, quis tornar-se «como Deus», sem Deus e não segundo Deus (Gn 3, 5). Assim, Adão e Eva perderam imediatamente, para si e para todos os seus descendentes, a graça da santidade e da justiça originais»


Por aqui se vê que há uma grande diferença entre o mal que toda a gente conhece e o Diabo que quase toda a gente insiste em fingir que não conhece.
Hoje em dia, com a Televisão, é tão fácil ver o Diabo como o Mal.
O Mal está presente em todos os Telejornais o Diabo na MTV. O Mal é chato o Diabo divertido. O Mal é sinonimo de morte e guerra, o Diabo é sinónimo de festas, orgias, droga , sexo e rock and roll. O Diabo é idolatrado por grande parte da juventude, em qualquer concerto, o indicador e o mindinho espetados simbolizam os «corninhos» do Diabo( como diz o meu caro Corcunda).O Mal são as overdoses, a sida, os desastres de automóvel , «as gravidezes indesejadas» com a respectiva «interrupção voluntária da gravidez»

Do Diabo toda a malta gosta do Mal toda a gente foge