quarta-feira, setembro 24, 2008

Banks, Wall Street firms borrow more from Fed

A inflação não sobe e isso é muito mau

A inflação não sobe, mais, fala-se de deflação e isto são péssimos sinais.
E porquê?

O negocio dos bancos é vender dinheiro Para eles dinheiro é stock

Há meses que os bancos centrais andam a vender stock aos bancos o que em tempos normais provocaria a inflação por causa do aumento da massa monetária, no entanto isso não está a acontecer e vêm-se muitos economistas preocupados com a deflação.

A única explicação para isto é que os bancos estão com stocks negativos , o medo de vender o stock por causa dos incobráveis não explica esta situação pois nenhum comerciante aumenta os seus stocks com expectativas de baixa de vendas.


Um bom economista pode calcular o tamanho do buraco:

1) Sabe o valor que foi injectado
2) Sabe o que aconteceria se esse valor tivesse sido colocado no mercado (provocaria a inflação)
3) Sabe a inflação actual e a deflação esperada.
4) A diferença é o valor do buraco que deverá ser igual ao montante colocado pelos bancos centrais se a inflação se mantiver ou superior se a inflação descer e se transformar em deflacção

Por isso é que há quem diga que os 700 biliões são piada

O Mercado

segunda-feira, setembro 22, 2008

Desregulamentação ou regulamentação?

O politicamente correcto defende que foi a desregulamentação dos mercados que levou à falência os bancos .Os socialistas batem as mãos de contentes: nacionalizações e regulamentos são com eles.
No entanto o Wall Street Jounal publica um artigo em que defende que uma das causas deste pandemónio é a regulamentação:

Os bancos são obrigados a dar um valor de mercado a produtos que neste momento não têm procura, sendo obrigados por isso a dar-lhes um valor perto do zero o que lhes altera os balanços não lhes permitindo operar. No entanto esses produtos têm valor e a prova que têm é que o governo dos Estados Unidos se prepara para arranjar 700 biliões de dólares para os comprar salvando os bancos da falência comprando esses mesmos produtos e criando uma burocracia gigantesca e milhares de novos funcionários públicos, aumentando a divida do estado americano em perto de dez por cento e a despesa e por conseguinte o défice com os juros

Se o governo desregulamentasse este ponto permitiria aos bancos lançar nos seus balanços os tais 700 biliões de dólares o que os permitiria operar não sendo necessário gastar um cêntimo dos contribuintes

terça-feira, setembro 02, 2008

A realidade

Depois dos assaltos,assassinatos, sequestros e perseguições das ultimas semanas quem é que foi detido?
Um pobre diabo que bebeu um cafezinho e um licor beirão tudo acompanhdo de um bom cozido e vinho tinto
É esta a realidade, esquizofrenica. Mata-se, esfola-se e depois prende-se que bebeu uns copos para esquecer toda esta porcaria.