sábado, novembro 11, 2006

O liberalismo

O principio básico do liberalismo é a defesa da liberdade individual. Nisto não discordo do liberalismo. O erro dos liberais é pensar que se alcança tal objectivo através do liberalismo.

É mentira.O liberalismo conduz à perda da liberdade individual por mais parodoxal que tal pareça.

Naturalmente os homens organizam-se . No mundo liberal perfeito cada organização concorreria com as restantes encontrando o tal equilibrio que conduziria à justiça . No mundo real as organizações mais fortes ocupam o espaço das mais fracas eliminando-as ,deixando multidões fora das organizações, desorganizadas , sozinhas .O subsidio de desemprego, a televisão e uns Mac Donalds resolveria o problema, segundo alguns dos amigos do nosso Presidente Este seria o resultado provavel do liberalismo se tivesse alguma vez sucesso-o fracasso. Nunca vai ter exactamente por causa disso .Não é possivel ter sucesso e fracassar ao mesmo tempo Ao contrario do que alguns engenheiros sociais pensam o Homem acaba sempre por se organizar nunca ficando definitivamente desorganizado. As organizações fracassadas extinguem-se mas outras surgem que não aceitam as regras liberais lutando contra o poder das vencedoras. O liberalismo conduz inevitavelmente à guerra mas antes esperneia desesperadamente ,diminuindo as liberdades individuais em nome da liberdade.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Penso que os liberais não aspiram à perfeição. Essa é exclusividade das sociedades comunistas. Os liberais pelo contrário procuram minimizar a imperfeição. Como tal consideram que a intervenção do Estado é por principio imperfeita e geradora de desequilibrios na Sociedade os quais, no fim, limitam as liberdades individuais. Logo deve ser limitada. Só isso.

9:49 da manhã  
Blogger Rodrigo N.P. said...

Concordo, na generalidade, com o que aqui afirma o Francisco.

10:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home