sexta-feira, novembro 10, 2006

Utopias

Aceitando que a função do Direito é por natureza a limitação da liberdade e o Direito é o conjunto de normas que regulamentam o limite da nossa liberdade e da liberdade dos outros justiça será o equilibrio entre essas duas liberdades.

Procurar a justiça perfeita no mundo dos homens é uma utopia, não existe tal coisa,e já tinhamos a obrigação de o saber:«Só no Senhor há justiça»

Como não há justiça perfeita, a justiça que nós podemos desejar ter, é a possível.Imposível é com certeza alcançar a justiça através de injustiças.Talvez se consiga através de injustiças equilibrar o orçamento, talvez seja pragmático, e hoje politicamete correcto é defender a injustiça, fazer o mal para alcançar um bem mas cada vez que se faz uma injustiça, mais longe da justiça estaremos.

Quando o equilibrio entre a liberdade de cada um é alterado pelo estado, através de leis injustas, afastamo-nos da justiça. Quando os politicos criaram o Estado social através de leis que desequilibraram a relação existente entre os homens, transferindo responsabilidades que eram de cada um ,para o Estado, tornando cada um um irresponsável, ao invés de chegarem à justiça chegaram a este ponto em que a propaganda já nos conseguiu convencer que só atraves de injustiças se alcança novamente a tal justiça utópica.

Não se alcança. O que se alcança é novamente qualquer coisa de mais injusto do que a realidade existente.

Desde que se descobriu a revolução que a história do Homem anda aos circulos.Ditadura, Democracia, Ditadura, Democracia.

Nós temos tido sorte, nos ultimos cem anos , com os ditadores e azar com a democracia, noutros paises foi ao contrário.

Os nossos ditadores recentes procuraram sempre restabelecer o equilibrio social, mas só porque não eram revolucionários, tinham bom senso e não procuravam a perfeição num mundo imperfeito

Quando nos calhou um revolucionario tivemos a tirania, cheia de luzes, mas tiranica. A morte dos Távoras é um exemplo.

Andamos à roda. Já Sto Agostinho dizia que sempre que o Homem se afasta de Deus a História começa a derrapar e a fazer piões.

Ouvindo os governantes e o Presidente da Republica, todos eles estão convencidos que descobriram a polvora, a pedra filosofal,embriagados pelo poder, estão convencidos que nos conduzem para um Admiravel Mundo Novo , mais justo e perfeito.

Não conduzem. Conduzem-nos para a ditadura.O meu problema é que estou convencido que já esgotámosa nossa sorte e o proximo vai ser um iluminado sem senso nem cultura.Uma besta.

Ditadura não quer dizer tirania. Mas tirania quer dizer ditadura.

1 Comments:

Blogger Nuno Adão said...

Muito bem observado!

Cumprimentos

10:05 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home