segunda-feira, junho 19, 2006

O sufrágio universal

O sufragio universal consiste em dar o direito a voto a toda a população adulta de um estado independentemente da sua raça, sexo, religião ou condição social.

Que todos os adultos tenham direito a voto estamos todos de acordo, no que não estamos de acordo é que todos os adultos só tenham direito a um voto.

Por que carga de água é que um adulto independentemente do que faz , do lugar que ocupa na sociedade, da idade que tem, dos locais onde exerce a sua actividade profissional, só tem direito a um voto ?

Um empresário que tenha a sua morada em Sintra, mas tenha a sua fábrica em Loures, vota em Sintra e não vota em Loures. É claro que poder votar no local onde habita é importante, mas provavelmente as decisões da Camara Municipal de Loures afectam a sua vida muito mais do que as decisões da Camara Municipal de Sintra. Porque é que a empresa que é um contribuinte diferente, com um numero diferente, com impostos diferentes não pode votar? Uma empresa é uma pessoa colectiva, é um contribuinte autonomo - no entanto não vota, não elege os seus representantes no aparelho politico. Politicamente não existe. Quem fala de empresas, fala de sindicatos, de associações, de clubes, de familias...

Sim, de familias. Porque é que uma familia não vota?Porque é que as familias não existem politicamente ? Porque é que uma familia constituida de pai, mãe e cinco filhos(sete pessoas) só tem direito a dois votos? - os mesmos que uma famila com pai, mãe e um filho - três pessoas...

1 Comments:

Blogger Francisco Múrias said...

Não sei se sei...
Muio obrigado

4:52 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home