sábado, junho 17, 2006

Da discussão nasce a luz?

É um lugar comum dizer que da discussão nasce a nasce a luz, mas nao é nada mais do que isso : um lugar comum...

A minha mãe sempre me disse que da discussão só nasce mais discussão, não nasce luz nenhuma... e teve a experiencia de uma vida para comprovar isso mesmo...Assistiu a milhares de discussões políticas,ouviu os argumentos de cada parte e chegou à conclusão que nunca uma das partes é vencida ou convencida, discutem, discutem, argumentam, argumentam e no fim cada um fica na sua- se forem amigos, amigos continuam se forem inimigos, inimigos continuam, mas cada um na sua...

Duas pessoas com posições contrarias nunca chegam a uma posição comum. Só chegam à posição comum se à priori tinham a mesma posição , e não perceberam. Até perceberem vão continuar a discutir...

Eu concordo com o Dr Cruz Rodrigues porque já concordavamos à priori - ele é que achou que eu não concordava com ele - o Dr Cruz Rodrigues concorda comigo, porque à priori já concordava comigo - a mim é que me pareceu que ele achava que eu não concordava com ele.

Sobre os assuntos em que não temos uma posição comum -é bom perceber que nunca teremos uma posição comum -eu acho que um partido nacionalista é um disparate , ele não acha... - eu nunca vou achar que um partido nacionalista não é um paradoxo, ele não acha que seja, eu acho que tenho razão e apresento os meus argumentos, ele acha que ele é que tem razão e apresenta os seus argumentos. Nunca chegaremos a acordo ... e isso é mau?Não, é bom. Cada um pensa pela sua cabeça e não pede licença para pensar.

É o chamado pluralismo de ideias...

Agora é bom perceber que daqui não vai nascer luz nenhuma só vai nascer mais discussão.

Agora, eu tenho um problema ocioso grave... adoro discussões.