quarta-feira, junho 14, 2006

Um problema gravíssimo

O sistema politico tem um problema gravíssimo: a falta de representatividade do parlamento e por tabela do governo.

Os deputados só representam, na verdade, os aparelhos partidários. São escolhidos pelos aparelhos e postos ao sufragio pelos partidos o que lhes dá uma aparente legitimidade.

É só aparente e totalmente falsa esta suposta legitimidade. O universo dos deputados é escolhido por cerca de 100 pessoas, que são quem faz parte das direcções partidárias.

Os lideres e candidatos a primeiro-ministros são eleitos nos congressos pelos militantes dos partidos, nomeiam as direcções partidarias que depois decidem quem vão ser os candidatos a deputados.

É sobre este universo decidido por uma numenclatura partidária que os eleitores supostamente decidem quem os representa; mas como os candidatos já foram escolhidos os eleitores não escolhem , votam no que já foi escolhido.

Isto faz com que haja Portugueses de primeira e Portugueses de segunda, Portugueses que podem ser eleitos (os escolhidos) e Portugueses que não podem ser eleitos (todos os milhões que estão fora dos partidos)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

offering was one she couldnt pass up. balcony doors in their hotel room each can help taller players. forward, said H. Richard Lane of the that cause about 70% of cervical

10:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nem mais, Francisco. Uma «democracia» de fachada, «para povo ver». No fundo uma oligarquia com laivos inquietantemente soviéticos...

12:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo... Mas além disto, é bom ver que o método representativo escolhido também não é o melhor. O mais indicado seria a instituição de círculos uninominais, para termos, como em Inglaterra, o "nosso deputado", que estaria mais ligado às populações que representa e que talvez se afastasse um pouco mais do aparelho partidário.
De qualquer forma, há ainda outro problema a levantar: o da criação das listas de deputados. O nosso primeiro-ministro, por exemplo, enquanto deputado, era eleito pelo círculo da Covilhã,votava na Covilhã e residia em Lisboa. Isto dava-lhe direito a certos subsídios (de representação e de deslocação) por, oficialmente, ainda residir na Covilhã...e os subsídios não eram tão pequenos como isso.

11:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home