sexta-feira, maio 26, 2006

A Economia de Mercado

O termo Capitalismo foi inventado por Marx e sobre ele há os mais diversos significados. É uma palavra que tem uma carga ideologica negativa : o capitalismo é mau os capitalistas são horrendos.

Falemos portanto não de Capitalismo mas de Economia de Mercado.

Há a noção que capital e dinheiro é a mesma coisa, mas não é.Pode haver empresas com pouco dinheiro e muito capital. O capital é constituido por maquinas, imoveis, dinheiro e principalmente pessoas.

Por tradição o mercado é livre. Os mercados eram locais onde os produtores iam vender os seus produtos, e em Portugal os reis deram condições especiais de liberdade economica às vilas onde havia mercados.

Para haver mercado é condição fundamental que haja concorrencia, que cada produtor possa vender os seus produtos e que os produtos não pertençam todos ao mesmo produtor. O mercado só com um vendedor que vende todos os produtos a todos os clientes não é um mercado . O vendedor controla a oferta controlando o preço .Era isto que se passava no bloco de leste, todos os produtos eram do estado e todos tinham que comprar ao estado

Se em vez do Estado fosse um particular não passava a haver Economia de Mercado por esse facto. É o chamado Monopólio.O Monopólio é um sistema em que o preço, ao contrario do que se julga, equilibra-se. O Monopolista não vende ao preço que quer, vende ao preço a que o mercado compra.Controla apenas a oferta. A partir de determinado preço as vendas descem e o lucro total desce, embora o lucro por unidade possa ter aumentado a numero de unidades vendidas desce fazendo descer o lucro total, aumentando os stocks faz com que o preço baixe.É o equilibrio entre a margem e as vendas que faz com que o lucro não possa aumentar indefinidamente.

A Economia de Mercado se for totalmente livre e sem regras faz com que os mais fortes destruam os mais fracos caminhando inexoravelmente para o Monopolio, para um sistema economico muito parecido com o comunista.

Mas as regras também podem destruir a economia de mercado.Podem mesmo acelerar o processo conduzindo ao mesmo resultado

Se as regras em vez de protegerem os mais fracos protegerem os mais fortes muito mais depressa chegaremos a esse sistema.

1 Comments:

Blogger Mestre de Aviz said...

Os monopolistas, dependendo da oferta, podem controlar os preços dos produtos e aumentar o que quiserem. Lembre-se quando a PT era a única operadora e veja o que está a acontecer agora.

Quanro às regras, elas servem para equilibrar a economia de mercado e não permitir a formação de cartéis, que funcionam como monopolitas.

Cumprimentos

http://imperiolusitano.blogspot.com/

3:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home