terça-feira, maio 23, 2006

O racismo é natural...

Em todas as sociedades onde convivem, e mesmo onde não convivem, raças diferentes há racismo. Há racistas pretos, há racistas brancos, há racistas amarelos e até os há vermelhos.

As pessoas têm tendencia para se juntar segundo a sua nacionalidade, a sua cultura, a sua religião e a sua cor da pele, nada mais natural...Muito mais se juntam quando se sentem ameaçadas.

Dizer que no Brasil, em Angola ou em Portugal não há racismo é um disparate completo. Claro que há . Mas não há duvida é que no Brasil em Angola e em Portugal há menos racistas do que na África do Sul.

Dizer que o racismo é uma coisa natural não é dizer que o racismo é bom. Os terramotos e os furacões tambem são naturais e não são propriamente bons. Os macacos praticam, se assim se pode dizer, a «homossexualidade» , marcam territórios , expulsam macacos diferentes, e roubam alimentos. Os ratos matam aqueles que não petencem à sua tribo, tudo isto são comportamentos naturais.

O que nos distingue dos macacos é exactamente a nossa capacidade de distinguir o bem do mal, é perceber que não devemos ter comportamentos iguais aos dos macacos e dos ratos, é termos a capacidade de pensar como é que se pode evitar que as comunidades tenham comportamentos «naturais» mas maus.

Todos somos mais ou menos racistas, quando vemos uns pretos a assaltar alguém - somos levados naturalmente a generalizar e dizer - os pretos são uns ladrões - quando vemos um brasileiro a aldrabar alguem temos tendencia para dizer - os brasileiros são uns aldrabões - quando vemos um arabe a pôr uma bomba temos tendencia para dizer -os arabes são uns terroristas.

Ora, as generalizações são sempre injustas porque se há dez pretos que assaltam - há muitos mais que não assaltam- se há brasileiros que aldrabam - ha muitos que não aldrabam e por aí.

Ora o que nós devemos perguntar é como é que se evita o racismo sendo natural, não é com mais imigração mas também não é com um bloqueio. Ambas as medidas só vão aumentar o racismo dos dois lados - o racismo preto ou árabe e o racismo branco.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A proposito deste artigo, venho dizer-lhe que concordo inteiramente com a sua posição. De facto, o racismo éalgo indissociável da espécie animal, e nós não estamos de fora. A única coisa que acontece é que, por sabermos distinguir o bem e o mal, racionalizamos e reprimimos ao máximo o racismo, com vergonha de nós próprios e dos outros.
E visto que muita gente encara o racismo como discriminação, deixo-lhe aqui uma pequena história: sou estudante universitário, e estudo numa universidade do Estado. Na altura de apresentar a minha candidatura soube que, nas 100 vagas disponíveis para o meu curso, 10 estão à partida reservadas para os cidadãos dos PALOP. Ou seja, no ano em que entrei, houve 10 pessoas que ficaram de fora para que 10 cidadãos dos PALOP entrassem com médias baixíssimas e com bolsas de estudo de 20 anos para fazer um curso de 5. Neste caso importa perguntar: quem é discriminado?

6:05 da manhã  
Blogger Francisco Múrias said...

É complicada a pergunta e ainda mais complicada a resposta:
Se eles tivessem entrado por serem pretos teria havido descriminação , mas não foi por isso que eles entraram: entraram porque Portugal assumiu o compromisso politico de os deixar entrar na Universidade por pertencerem aos PALOP.

O que houve foi uma decisão politica claramente injusta que impediu 10 estudantes de entrar na Universidade

7:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mas a decisão política além de injusta,é inequivocamente discriminatória. Os PALOP´s são beneficiados apenas e só por serem e nascerem PALOP's... Na minha opinião, isto é racismo.

2:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não concordo com a sua opnião. Quando vemos um preto a assaltar alguém, dizemos logo os pretos são os ladrões? Isso é na sua opnião. Uma pessoa de cor diferente de nós estar a assaltar outra não sgnifica logo que tenhamos que dizer aquilo que afirmou, não sgnifica que as pessoas de cor diferente sejam todas umas ladronas. Isso é tão óbvio você é que está habituado fazê-lo uma vez que muita gente à sua volta o deve fazer. Como muita gente também diz "daqui a 8 dias" você o senhor também vai dizer "daqui a 8 dias" quando são a sete. Vocês é que criam as diferenças, quando não as há. Se quer saber estou neste momento a tratar de um trabalho de racismo em que o objectivo é sensibilizar pessoas como o senhor ou senhora a não ter esse tipo de opnião, mas você é que sabe. Eu sei o que é ter amigos de outra cor e não tenho problemas nenhum com isso, não é por isso que os vou chamar ó chinês chega aqui. Isso é racismo.

5:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O racismo é um fenômeno social e não biológico para ser considerado como natural.

7:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home