domingo, maio 21, 2006

Medo aos ideólogos

«Eu confesso grande medo aos ideólogos que, afeitos às abstrações e concepções geométricas, pretendem refazer séculos de história nas suas mesas de trabalho»
Salazar 30/11/1954

Se Salazar tinha medo das teorias que partindo de um nada ficticio esqueciam o passado e tentavam criar situações imaginárias, muito mais medo tenho eu de ideias importadas pensadas em função de realidades nacionais distintas, com passado , presente e, como não podia deixar de ser, futuro muito diferentes dos nossos.

Não há regras:As Nações fazem-se e são feitas pelos Homens. «A vida dos povos é cheia de estructurações do passado e delicados germes do futuro, sem haver regra ou momento preciso que fixe as mutações na carta politica do mundo» Salazar 30/11/54

Não há lógica :«Portugal separou-se dos outros estados da Peninsula e tem noutros continentes elementos estructurais da Nação:um ilogismo quanto a alegados imperativos da geografia. A Suiça formou-se de alemães, franceses e italianos, que conservam os idiomas originais:um ilogismo quanto à língua. Os Magiares ocupam Há mil anos a Hungria, no seio de uma Europa linguistica e racialmente diferente: um ilogismo quanto à raça» Salazar 30/11/54

As Nações são feitas por Homens , mas mais do que feitas por Homens são feitas pela vontade desses Homens. O que faz uma Nação é a Vontade, é o querer, as nações podem ser ou não ser universalistas,Portugal é uma nação universalista porque foi assim que nos fizemos,o passado só desaparece se for esquecido.

3 Comments:

Blogger C said...

A provar o universalismo português, os filhos da Nação, pelo mundo fora repartidos (5 continentes), reunir-se-ão a partir de hoje, segunda-feira, dia 22 de Maio, pelas 15:00 em Lisboa, para o V Encontro Mundial de Jovens Luso-Descendentes.
A sessão inaugural terá lugar na Sociedade Histórica da Independência de Portugal (Palácio da Independência), co-organizado pelo Sec. Eestado das Comunidades Portuguesas-MNE, Secretaria de Estado da Juventude, Conselho Nacional da Juventude e Instituto Internacional de Macau.

Mais uma vitória! "Os bons filhos à casa retornam".

Publicarei mais elementos pela manhã.

Quem estiver interessado em assistir, é bem vindo, pois, naturalmente as cerimónias na SHIP estão abertas ao público.

Saudações,

4:01 da tarde  
Blogger C said...

Caro Francisco Múrias,

Obrigado pela referência ao Encontro que vai começar hoje e na SHIP.
Isto não foi fruto do acaso, e julgo que o nosso combate deve ser diário, e que todos intervenham politicamente, directa ou indirectamente, criando pressão a toda a hora aliando à nossa inteligência e criatividade.
Como deve saber, melhor que eu, esses combates têm de ter lugar em todo o lugar, a começar em casa, vizinhos, cafés, entre decisores autárquicos, a universidades, instituições, e por aí fora...
Senão nunca sairemos da cepa torta.
A nova geração, os jovens deverão participar na vida da SHIP, julgo que poder-se-à, fazer dela uma "Escola".

Saudações,

3:24 da manhã  
Blogger Francisco Múrias said...

Deus queira

4:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home