quinta-feira, maio 18, 2006

Eles sentem-se Portugueses

'ÓRFÃOS DE PÁTRIA' NA ESTREIA Notícia do CM ‘Órfãos de Pátria’ é o título do primeiro trabalho a ser exibido no ‘Em Reportagem’. Na peça realizada pelo jornalista António Mateus, é retratado o abandono dos comandos de origem africana que, durante a Guerra Colonial, combateram integrados no Exército Português em pleno território da Guiné-Bissau. Abandonados pelo Estado Português no decurso da transição para a independência, todos os oficiais acabaram por ser fuzilados. Só as patentes mais baixas escaparam. No entanto, são, ainda hoje, alvo de discriminação, vivendo em situação de pobreza extrema e sem qualquer reconhecimento do País que defenderam. António Mateus explica a escolha do nome: “Eles sentem-se portugueses, o que agrava a noção de abandono pelo Estado português.”
Noticia CM pinado do ForumDefesa.com

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Portugal é assim. Sempre gostou deb assistir cobardemente às imolações dos inocentes que um dia o procuraram defender, patrioticamente, mesmo quando não teve razão.

2:22 da tarde  
Blogger Paulo Cunha Porto said...

Meu Caro Francisco:
o abandono a que os políticos abrilinos votaram esses Combatentes Africanos é puro sintoma da má-consciência de quem cede e abandona o que lhe deixaram, para obter tostões e colchões. A mediocridade também assassina.
Abraço.

2:27 da tarde  
Blogger Francisco Múrias said...

Caro ortogal
Se é assim tem de deixar de ser

3:02 da manhã  
Blogger Francisco Múrias said...

Caro Paulo

Não foram só os politicos, foi a sociedade inteira.

3:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home