quarta-feira, novembro 21, 2007

ASAE fecha Ginjinha do Rossio

«Em A Revolta das Massas, notava Ortega que no horizonte europeu estavam estavam começando a surgir grupos de homens que nada queriam com a razão: “um novo tipo de homem e de vida disposto a viver da sem razão “. (…)

(…)Em A Revolta das Massas esboça ele algumas das características salientes do tipo de personalidade e das colectividades (“massas”) da nossa idade de crise:

A característica da hora é que a mentalidade comum , tem a ousadia de proclamar os direitos do comum e de impô-los onde bem lhe apraz… Como dizem nos Estados Unidos :”ser diferente (na nossa época) é ser indecente”.A massa esmaga sob os seus pés tudo o que é diferente, tudo o que é excelente, habilitado e selecto…Temos aí um facto terrível dos nossos tempos

Por esse homem «comum» entende Ortega não apenas o trabalhador pobre, mas o homem dominante da nossa época . Imanentemente produzido pelo meio sócio-cultural dos séculos passados , esse homem das massas nem tem conhecimento dos esforços envidados pela minoria criadora dos últimos séculos para conquistar a sua Carta de Direitos e melhorar-lhe enormemente as condições económicas e sociais, nem sente qualquer obrigação para com a sociedade ou reconhece qualquer autoridade além da sua própria. Aceita como coisa natural as conquistas do século XIX. É um homem auto-satisfeito.Pouco sabe do passado , de tradições, de continuidades . Neste sentido é um homem sem raízes. «todos os remanescentes do espírito tradicional se evaporaram. Modelos, normas padrões de nada nos servem. Temos de resolver nossos problemas sem qualquer colaboração activa do passado…(…)

(…)Confuso, sem raízes e presunçoso o homem das massas interfere violentamente – pela acção directa - em todas as coisas :«O tipo de homem de hoje dominante é um tipo primitivo, um Naturmensch a alçar a cabeça no meio de um mundo civilizado.(…)

Ao homem das massas vem juntar-se em nossos tempos um outro tipo de bárbaro sofisticado: o técnico. O técnico realiza competentemente o seu trabalho especializado, mas é semi-ignorante da ciência, da cultura e da história .:
«Em politica , na arte e nas outras ciências , adopta as atitudes do homem primitivo e ignorante :mas adoptas com grande vigor e auto-suficiência…Ao especializa-lo, a civilização o tornou hermético e auto-suficiente dentro das suas limitações;mas esse próprio sentimento interior de domínio o induz a impor-se fora da sua especialidade. Comporta-se, pois, em quase todas as esferas da vida , como o homem não qualificado, o homem das massas».»

Pitirim A. Sorokin
«Novas teorias Sociológicas»
Editora Globo 1969
Pgs331 e 332

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

HA COISAS NESTA SOCIADADE EM QUE VIVEMOS QUE NAO DA PARA ACREDITAR!!

NOS TEMPOS ANTIGOS... AS PESSOAS VIVIAM AS SUAS VIDAS, SEM REGRAS DA "ASAE" QUE NA MINHA OPENIAO EM MUITA COISA EXAGERAM... TEMOS AQUI O EXEMPLO DESTE ARTIGO PUBLICADO SOBRE A "GINJINHA" "POR AMOR DE DEUS!!!" SO LAMENTO QUE ACABEM COM AS COISAS QUE O POVO PORTUGUES AINDA TEM...
POR ISSO ESTAMOS ONDE ESTAMOS....

9:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home