quarta-feira, junho 21, 2006

Nunca ninguem ganhou por um ...

O Homem organiza-se politicamente porque procura a ordem. Cada um de nós ordena a sua vida tendo em conta um objectivo, sabendo todos de antemão que o fim da nossa vida é conhecido, tem um nome e nada podemos fazer para o impedir: a morte

É tendo em conta esta realidade instransponível que o cristão tenta ordenar a sua vida.

Poder e liberdade têm mais ou menos o mesmo sentido. Só há poder quando há liberdade para o exercer, por isso a origem do poder do Homem é divina, é graças à nossa liberdade de escolher , ao livre arbitrio que o Homem é livre, livre de fazer o bem e livre de fazer o mal

O que é verdade para o Homem é verdade para os governos - os governos são tanto mais livres quanto mais poder tiverem .

A nossa liberdade é tamanha, o nosso poder é tal que podemos usá-lo para o mal. Podemos matar, podemos roubar. É aqui que entra o poder dos outros homens - não nos retiram o poder, mas atraves da lei, explicam-nos que se usarmos o poder de forma errada vamos sofrer as consequencias.Impedem-nos - através do medo -de usar mal o nosso poder. Mas só impedem porque têm um contra poder -o poder da lei, a soberania da lei. Não é o Sr Joaquim ou o sr José que diz que eu não posso matar - é a lei.

Mas a lei só nos devia impedir de usar o nosso poder, quando o seu uso prejudica os outros, entra no direito dos outros , naquilo que pertence aos outros : a vida e a propriedade.A funçao do estado devia ser essa: impedir que o poder de cada um roube o poder dos outros, impedir que a liberdade de cada um roube a liberdade dos outros.

Se definissemos matematicamente o poder absoluto podiamos dizer que era a soma dos poderes de cada homem numa sociedade apropriados pelo estado. Quando cada homem entregou todo o seu poder ao estado deixou de ser um homem livre , deixou não só de ter o poder de fazer o mal mas também de fazer o bem.
Ora impedir o Homem de fazer o bem, é impedir o Homem de ser cristão

O estado tendencialmente e de forma natural aumenta o seu poder, procura como todos nós aumentar a sua liberdade, procura uma ordem cada vez mais perfeita, mas de cada vez que aumenta o poder retira poder a cada um de nós.Retirar poder é retirar responsabilidade,é retirar liberdade é tornar-nos cada vez mais peças de uma ordem idealizada por meia duzia de iluminados, é cada vez mais tornar-nos ovelhas de um rebanho, cujos pastores são as agencias, as policias e os regulamentos.

É aqui que entra a organização do sistema politico - com um sistema em que só se pode votar nos partidos-que são organizações estatais-não temos qualquer meio de alterar o sistema-temos por isso que lutar pela alteração da organização do sistema.

Sem organizações intermédias com poder politico - com direito a votos - o individuo está sózinho diante do poder politico- o seu voto não vale nada - vale um , e esse um quer vote quer não vote não muda rigorosamente nada.

Sei por experiencia propria - às vezes voto outras vezes não voto - que as minhas decisões nesse campo nunca mudaram nada - nunca houve ninguem que ganhasse ou perdesse por causado meu voto- nunca ninguem ganhou por um....