segunda-feira, junho 11, 2007

Mafia

Uma operação desencadeada pelo Corpo Nacional de Polícia de Espanha em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa levou ao confisco de 132 imóveis no sul de Espanha, no valor de 42 milhões de euros, alegadamente relacionados com um esquema de "lavagem de dinheiro" da rede de um dos maiores traficantes da Península Ibérica, Franquelim Pereira Lobo.A operação, que mereceu o nome "Perto Demais/Turron", decorreu no passado dia 5 e, segundo fonte da PJ, representa o "golpe de misericórdia" na rede de Franquelim Pereira Lobo, que se encontra detido no Brasil a aguardar um pedido de extradição para Portugal. Em Espanha, a polícia deteve a filha do traficante, Cláudia Pereira Lobo e José Arnaldo, apontado pela polícia espanhola como o responsável económico da organização na Costa do Sol. Também foi detido um advogado de Marbella. Segundo a PJ, com esta operação foi desmantelado um dos maiores "grupos criminosos de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais".A operação em Espanha foi, de acordo com um comunicado da PJ, desencadeada após meses de contactos entre as duas polícias. E foi "centrada na vertente do branqueamento de capitais efectuada na zona de
Marbella através de actividades ligadas ao sector imobiliário", um meio geralmente apontado pelas polícias como instrumento para a lavagem dos lucros do tráfico de droga. ALém dos imóveis, a polícia espanhola apreendeu dois automóveis topo de gama e 12 mil euros em notas.O líder desta organização, Franquelim Costa Lobo, encontra-se detido no Brasil a aguardar a extradição para Portugal, onde terá que cumprir 25 anos de prisão pelo crime de tráfico de droga. Franquelim Lobo foi para o Brasil depois de em Outubro de 2004 o Supremo Tribunal de Justiça ter-lhe concedido um habeas corpus, na sequência de uma decisão de um tribunal de primeira instância que não lhe validou uma anterior condenação. Este alegado "lapso" formal fez com que o traficante fosse libertado, depois de ter sido capturado em Abril de 2004 também em Espanha.As autoridades espanholas esperam agora um pedido de extradição da filha de Franquelim Lobo e de José Arnaldo, sendo que deverá ser emitido um mandado de detenção europeu sobre um outro cidadão português que alegadamente pertencerá também à rede. O Sul de Espanha é apontado pelas polícias como uma "zona de risco" para o branqueamento de capitais. Uma vez que se trata de uma zona turística, a forte pressão imobiliária leva a que os traficantes canalizem os lucros do tráfico de droga para o sector imobiliário, já há muito referenciado como um dos principais meios para a lavagem de dinheiro.
O Lobo solitário
Franquelim Pereira Lobo consta há muito dos ficheiros da PJ como um dos principais traficantes de droga da Península Ibérica. Ao mesmo tempo que edificou uma (até esta semana) sólida organização, não deixou de olhar por quem necessitava, fosse na rua ou na cadeia. Este tipo de comportamento valeu-lhe respeito, até dos guardas prisionais. Está preso no Brasil desde Março deste ano.

Carlos Rodrigues Lima
Diario de Noticias Sábado, 8 de Outubro de 2005