segunda-feira, junho 04, 2007

O efeito da cozinha do Rockefeller

Estudam até à exaustão todos os males e querem resolvê-los todos. São como uma dona de casa à procura de lixo: encontram-no sempre e o lixo nunca desaparece.

Especialistas de algas estudam durante anos os efeitos negativos das ancoras .Passam anos a amandar ancoras para cima de algas e a medir , e a pesar todo o mal que as ancoras fazem às pobres algas. Depois, bem... , depois proíbem os barcos de ancorar no Portinho da Arrábida.

É o chamado efeito da cozinha do Rockfeller. O Nelson Rockefeeler não tinha uma cozinha, tinha uma espécie de laboratório onde tudo era pesado, catalogado, registado e pesado. Se tivesse fome e fosse ao frigorífico para tirar uma maçã ou um bocado de fiambre para fazer uma sanduíche tinha que preencher uma data de impressos. Nada desaparecia daquela cozinha, ai do empregado que comesse uma migalha, logo o sistema acusava a falta da migalha e imediatamente era instaurado um inquérito.

A cozinha do Rockfeller passou a ser obrigatória em todos os cafés e restaurantes deste país.

O HCCP (sistema de controle dos possíveis perigos provocados pela alimentação que podem pôr em risco a saúde humana) foi inventado pela NASA nas viagens de foguetão. Tudo o que pudesse pôr em risco a saúde dos astronautas era analisado e os riscos minorados. Pois bem, passaram o sistema para a legislação e agora qualquer restaurante ou supermercado é obrigado a adoptar as regras da NASA para as viagens espaciais.