sexta-feira, agosto 04, 2006

Legislação Totalitária

Uma das características da legislação totalitária é a casuística.Legisla-se tendo por base casos raros e extraordinários.
Explicaram-me ontem ao jantar que a vassoura não está proibida, é mas é proibido varrer....«a seco».Só se pode varrer «a molhado».
Explicaram-me tambem que nem sequer é uma das tais famosas normas da CEE, não, foi uma lei que saiu em 1975; o que realmente acho extraordinário: no meio das nacionalizações, das prisões, dos golpes de estado...houve uma mente brilhante que resolveu proibir varrer «a seco». Não sei se em Cuba será proibido varrer a «seco» mas cá é.

Há também uma lei que diz que as lampadas nos restaurantes e lojas que vendam comida têm que estar protegidas porque «podem rebentar e conspurcar a comida pondo em risco a saúde das pessoas»-isto foi-me dito por um especialista.

Portanto, saiu uma lei que diz que as lampadas têm que estar protegidas porque podem rebentar, os vidros cairem dentro da sopa, a cozinheira estar de costas ou ser uma selvagem e servir sopa de vidros, o cliente não sentir os vidros na boca, engolir os vidros, estes cortarem-lhe o estomago e ir parar ao hospital . Disseram-me mesmo, para me mostrarem da justiça da lei, que a Princesa Stefanie do Monaco ,quando cá esteve, serviram-lhe sopa com vidros ( mas ela, que é muito esperta, não os engoliu). Não sei se foi por causa disso que inventaram a lei...

Esta questão das lâmpadas serem ou não serem protegidas não é, realmente , uma questão importante, apenas mostra o perigo que pode ser legislar tendo por base casos raros e extraordinários e demonstra a vontade totalitária do estado de em tudo se meter, para evitar o mal, mesmo que esse mal seja rarissimo.(tenho 44 anos e nunca vi uma lampada a explodir, nem nunca comi sopa com vidros (já apanhei cabelos, mas vidros nunca).

Se regulamentam tudo, nada nos diz que de hoje para a manhã e tendo por base as noticias de mães que maltratam os bébes, não saia uma lei optima a regulamentar o tratamento dos bébes.Todos sabemos que há mães doidas que fazem mal aos seus proprios bébes. (mas também sabemos que 99% das mães tratam bem dos bébes ) Com base nas doidas pode sair um regulamento a definir a forma de tratar de um bébe : que um bébe tem que mamar de tantas em tantas horas, que dormir de tantas em tantas, mudar a fralda quando está suja e.... já agora... que as lampadas do quarto têm que ser protegidas porque podem explodir, o berço tem que ter x por y, ser de materiais anti-fogo, tem que estar limpo e imaculado etc etc etc .... e ......para fazer cumprir a lei..... cria-se a Direcção Geral de Ficalização Infantil , com poderes para entrar em casa dos pais para fiscalizar. E quem não cumprir com as lampadas e afins por falta de dinheiro? Bem... essas pessoas «não têm condiçoes para ter um bébe» e a criança será entregue a uma instituição especializada.

Já estivemos mais longe, não tenham dúvidas

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sim.....mas atenção que o saco do povo também vai enchendo mesmo que leve algum tempo ...... mas quando rebentar a expolsão é maior porque o saco também está mais cheio.

4:05 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home