quarta-feira, outubro 31, 2007

Quinquilharias

A revista Science et Vie de Novembro publica um importante artigo sobre os OGM. Revela, por exemplo, que um trabalho publicado em Maio por um Professor da Universidade de Caen, que preside a um Comité encarregado de investigar os OGM, concluiu que o famoso milho da Monsanto, que tem uma proteína insecticida,. pode ter efeitos tóxicos. Chegou a essa conclusão depois de ter efectuado experiências em ratos. .

A mim o que me admirava é que um milho com proteínas insecticidas não fizesse mal à saúde.

Este relatório era, no entanto, confidencial e foi preciso uma «batalha jurídica » paga pela Green Peace para torná-lo público. Apesar deste estudo este milho recebeu a luz verde da Agencia Francesa de Segurança Sanitária dos Alimentos (a ASAE lá do sítio) e da EFSA (a ASAE europeia ) para ser comercializado com base noutros relatórios, tão científicos como o primeiro, que chegam a conclusões diferentes. Acontece que o segundo estudo que contraria o primeiro foi entregue a uma equipa constituída por dois membros da Monsanto e um terceiro nomeado por uma Comissão…

Resumindo: como diz Helena Matos hoje no publico « o caso das escutas terminará com uma rusga aos comerciantes de quinquilharia do Martim Moniz».