segunda-feira, maio 07, 2007

Alternativa

Como complemento ao artigo do Prof Cesar das Neves colocado a seguir este pequeno texto do livro «A Conspiraçao Contra a America » de Philip Roth dá outra alternativa para alem da emigração:

«-Do que estás a falar?- perguntou a minha mãe.- Queres dizer que os Tirchwell vão para o Canadá?
-Sim, em Junho.
-Porquê? Porquê em Junho? O que vai acontecer em Junho? Quando é que soubeste isso? Porque não disseste nada?
-Porque sabia que ficarias transtornada.
-E fiquei…Como querias que não me transtornasse? Porquê Herman porque motivo vão eles partir em Junho? – exigiu saber
-Porque na opinião de Shepsie, chegou o momento. Não vamos discutir o assunto – pediu o meu pai baixinho. – O miúdo está na cozinha e já anda suficientemente assustado. Se o Shepsie acha que chegou o momento, essa é a sua decisão, para ele e para a sua família, e desejo-lhe sorte.Ele passa horas e horas e ver as últimas notícias. As noticias são a vida de Shepsie , e como as notícias são terríveis afectam a sua maneira de pensar e ele chegou a esta decisão.
-O homem chega a esta decisão replicou a minha mãe. - porque é informado.
-Eu também sou informado – replicou ele asperamente.- Não sou menos informado do que ele … mas acabo de chegar a uma conclusão diferente. Não cmpreendes que esses pulhas antio-semitas querem que fujamos? Querem que os judeus fiquem tão fartos de tudo que se vão embora de vez , e depois os Góis terão este maravilhoso país só para eles . Pois bem eu tenho uma ideia melhor. Porque não se vão eles embora? A cambada toda …porque não vão viver sob o domínio do seu Fuhrer na Alemanha nazi? Então sim nós teremos um país maravilhoso!»

4 Comments:

Blogger NUNC COEPI said...

Apanhei os eu Blog por acaso, num comentário ao artigo do Prof. César das Neves. Gostei e vou ficar "cliente". Fui muito amigo do Manuel Múrias - nos tempos de "A RUA", onde colaborei -; o que é que v. tem a ver com ele?

António Mexia Alves

3:48 da manhã  
Blogger Francisco Múrias said...

sou filho

7:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Filho de Manuel Maria Múrias? Nunca tive a felicidade de o conhecer mas meu pai, que também colaborou n'A Rua, dele muito me conta. Tenho a sorte de possuir em minha casa 2 anos inteiros desse inigualável jornal e é uma delícia apreciar os artigos provocatórios do seu pai. Tenho que lhe agradecer por ter deixado tão assazmente excelso escape à cobardia jornalística dos nossos
dias.

Se o filho tiver nem que seja um décimo da genialidade do pai (e já pude constatar que valor não lhe falta), então poder-me-á contar entre os mais fielmente assíduos leitores do seu blog.

Só não vá é chamar a algum herói nacional pós-abrilino de mentiroso, relapso e contumaz. ;)

2:25 da tarde  
Blogger Francisco Múrias said...

muito obrigado

10:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home