segunda-feira, novembro 20, 2006

Mário Sottomayor Cardia

Depois de ler o Miguel Castelo Branco Mário Sottomayor Cardia e ouvir Marcelo Rebelo de Sousa, eu que nunca conheci o homem, lembrei-me de duas histórias contadas pelo meu pai.

Sottomayor Cardia era ministro da educação e era necessário expulsar uns comunas de um qualquer sítio onde não deviam estar. Telefonou para a Rua e pediu ajuda.
-Ò Múrias você apoia-os e eu já tenho uma justificação para correr com eles.
-Combinado.


´(Sottomayor Cardia tinha um grave problema na vista, provocado, segundo ouvi Marcelo Rebelo de Sousa no Domingo, por ter sido torturado na PIDE.)

Nessa mesma altura o dialogo entre o meu pai, Manuel Maria Múrias, e o então ministro continuou:
-O Sr Ministro passou as passinhas do Algarve com a PIDE...
-Realmente, quase me cegaram.Mas com razão. Cuspi na cara do agente que me interrogava, estava de óculos, ele deu-me uma bofetada e os óculos partiram-se nos meus olhos, ferindo-me.
Foi um acidente.

Há gente séria em qualquer lado. Deus o guarde ao pé de Si