domingo, outubro 22, 2006

Presos

Dois dos indicadores para medir a boa saude de uma sociedade será o numero de crimes e o numero de presos.Haver muitos presos quer dizer que há muitos crimes.As razões podem ser várias. Uma é com certeza a legislação. Quanto mais violenta for legislação mais crimes há, pelo simples facto que qualquer ilegalidade ou irresponsabilidade pode ser crime. Se passar a ser crime fumar, torno-me automáticamente num criminoso.Começa a ser moda criminalizar qualquer acto potencialmente perigoso, antes de o ser realmente. É a prevenção.A lei ao querer impedir o crime, torna crime, o acto que pode provocar o crime.O homicidio ,está( por enquanto)toda a gente de acordo, que deve ser crime (excepto no aborto, e na eutanásia também já se sabe)Toda a gente tambem concorda que roubar é criminoso.Para roubar ou matar uma arma dá um jeitão...logo, ter uma arma passa a ser crime. Andar bêbado ao volante pode ser perigoso...logo, torna-se crime conduzir bêbado... como bêbado não chega... torna-se criminoso quem bebeu ...é a guerra total ao crime, não só aos que foram cometidos, mas também aos que se possam vir a cometer.

Será a mesma coisa que tornar crime o acto de engravidar por estar provado que só as grávidas é que abortam.

Para isso a ciencia ajuda. Fazem-se estudos, publicam-se estatisticas e descobrem-se os potenciais criminosos. Sabendo quem são - a lei torna-os criminosos - antes de o serem.

Antes que matem ou roubem, prendem-se os donos das armas. Antes que matem ou que se matem prende-se quem bebeu . Tudo isto é lógico e parece razoável.

Os Estados Unidos, onde (em algumas coisas) a lei funciona, tem neste momento 2 180 000 o que perfaz 726 presos por 100 000 habitantes.Quase 1% da população está presa.
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2381001-

Portugal , país em que as leis não funcionam (ainda) tem neste momento 136 presos por cada 100 000 habitantes o que faz com que estejam nas nossas prisões cerca de 13 600 pessoas. Se tivessemos o mesmo racio que os Estados Unidos teríamos neste momento 72 600 pessoas presas http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2381001-2381500/2381311/2381311_1.xml

Portugal é um país com mais pessoas livres(percentualmente) do que os Estados Unidos apenas porque a lei não funciona

A esquerda defende que no Nazismo não havia liberdade, e a prova que apresenta é que havia muita gente presa . A Direita defende que no Comunismo não havia liberdade, e a prova que apresenta é o numero de pessoas presas.

Qual será a prova necessária para provar que na Democracia não há liberdade?

PS: (Se for jornalistas presos os EUA são o sexto país do mundo com mais jornalistas presos)