quarta-feira, outubro 11, 2006

A teoria da mentira

Para alguém tão inculto como eu é uma surpresa saber que há filosofos que descaradamente defendem a aldrabice como a forma de fazer politica.A institucionalização e a defesa da vigarice ocupam as estantes de muita da nossa «inteligencia». Defender a mentira como «real politik» ,fiquei a saber hoje, aprende-se nas universidades como sendo verdade , provavelmente em cursos de politica.

Não admira portanto que já ninguem saiba o que é mentira e o que é verdade. Como é que alguem que defende a mentira e mentirosos pode alguma vez estar interessado na verdade? Não pode, o que interessa é a mentira porque é atraves da mentira que se faz a politica real, que deixa de ser real porque é mentira.Ao defender a mentira como verdade já nem eles sabem qual é a Verdade.

Com tanta filosofia da treta, ou treta de filosofia deixaram de perceber que a mentira não existe. A mentira é apenas um pano que cobre e impede de ver a verdade. Não acaba com a verdade apenas está na sua frente. Removendo o pano está lá a verdade.

Não é verdade Dr Pacheco Pereira? Ou não será melhor perguntar... não é mentira Dr Pacheco Pereira?
"mentiras esplêndidas e fraudes espectaculares
Leo Strauss, os neoconservadores e a administração americana segundo Pedro Arroja.