terça-feira, outubro 03, 2006

Noticia de Hoje

Noticia de Hoje no DN:
«Será criada, no topo do organigrama, uma sociedade gestora, isto é, uma empresa pública com dois accionistas: o Estado central e a Câmara de Lisboa. Num primeiro momento, o Estado será maioritário e a autarquia minoritária. Depois, num segundo momento, após a concretização dos chamados "projectos estruturantes" (Terreiro do Paço, frente ribeirinha e equipamentos culturais), a relação de forças inver- ter-se-á: o Estado passará a accionista minoritário e a câmara a maioritária, passando a empresa a integrar o universo municipal.A esta sociedade gestora competirá a coordenação geral do projecto de revitalização. Ao mesmo tempo serão criadas duas outras empresas: a Sociedade Gestora de Projectos Estruturantes (SGPE) e a Sociedade de Gestão Urbana (SGU). A primeira terá por função gerir alguns dos projectos estruturantes, lançar os concursos e os cadernos de encargos de obras em espaços públicos municipais, cabendo-lhe também a gestão do projecto de reconversão comercial da Baixa. Já a SGU - uma empresa municipal onde a Câmara de Lisboa será sempre maioritária - ficará com o "exercício de actividades que se compreendem no âmbito das atribuições municipais" (licenciamentos de obras, por exemplo), cabendo-lhe a gestão em matérias como o ordenamento do tráfego e o controlo da iluminação pública e da vigilância na área abrangida pelo plano.»

A Dra Maria José Nogueira Pinto é, na minha opinião, uma pessoa que está acima de qualquer suspeita .Ponho as mãos no fogo por ela. No entanto é através de pessoas honestas, plenamente convencidas da bondade do seu trabalho que são feitas as maiores infamias. A criação de sociedades de capital maioritariamente publico não quer dizer que essas sociedades defendam o interesse publico. As sociedades vão ficar e a Dra Nogueira Pinto vai-se embora, mais dia menos dia. É o problema da democracia. Obras serias e honestas feitas por pessoas serias e honestas podem-se transformar de um momento para o outro em obras infames e corruptas feitas por gente sem escrupulos.A Dra Maria Jose Nogueira Pinto , com a melhor das intenções, pode estar a abrir a caixa de pandora. Vejamos o que aconteceu em Nova York com o World Trade Center:

A Port Authority era um departamento do estado altamente rentável e equilibrado.Geria os aeroportos, o porto e os tuneis e pontes de Nova York O Sr David Rockefeller precisava de valorizar os seus terrenos na baixa de Nova York.Teve a ideia de construir um World Trade Center (nos terrenos dos outros).Para levar isso avante era preciso que fosse o estado a confiscar, por utilidade publica, os terrenos. Quem ia emprestar o dinheiro para a construção era ele atraves do Chase Manhattan Bank, e como a Camara de Nova York estava quase falida convinha tambem que a entidade a quem ele ia emprestar o caroço estivesse bem financeiramente.Assim se fez. Em pouco tempo a Port Authority ficou numa situação financeira muito dificil. De um organismo que era dos mais ricos dos Estados Unidos passou a ser um organismo com defice. A causa era o desatre economico que o World Trade Center se transformou. O edificios, apesar do irmão, governador de Nova York , ter alugado (com o dinheiro dos contribuintes) muitos milhões de metros quadrados de escritórios para lá colocar repartições publicas, dava um grande prejuizo . A Port Authority passou a dar prejuizo. Solução?

Baixar os juros que a Port Authority pagava ao Chase.?
Claro que não.

Aumentou-se as portagens dos tuneis e das pontes.
Quem pagou a valorização dos terrenos do Sr Rockeffeler foi o povo.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tinha um tio que dizia que na origem de um fortuna estava sempre uma atitude incorrecta. Há também quem diga que não se pode liberalizar os despedimentos porque os patrões iriam abusar. Penso que por trás está uma crença que o lucro é nocivo. Eu penso que, em geral e por principio, a procura do lucro (ganhar dinheiro!) é bom para a sociedade. Sem complexos.

2:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Lp: Gostaria de conhecer um único caso em que tal (a procura do lucro) tivesse sido «boa» para a sociedade em geral e não tão somente para os accionistas da «sociedade» privada que «gerou» os ditos lucros. Porque aqui, tal como na Física, nada se ganha, nada se perde - ou seja, para haver lucros para alguns, vão haver perdas para outros e, com as sociedades privadas, as perdas são da sociedade em geral que a alimenta.

E ainda não vi, na História, uma única sociedade privada cuja finalidade principal fosse o lucro (credo actual do neo-liberalismo) a trazer qualquer efeito benéfico sobre a sociedade em geral. Por isso o Mundo está como está.

4:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home