quarta-feira, outubro 18, 2006

Desmoralização Colectiva

Nota-se na blogosfera e na sociedade uma desmoralização brutal.O nevoeiro da mentira abateu-se sobre o Mundo.E isso doi, sentimo-nos perdidos.A Verdade parece que já não arrasta ninguem.A mentira não traz consequencias.O Povo anda perdido, não vê alternativas. Sente-se esmagado, impotente e triste. Todos mentem. A Democracia tornou-se o reino dos mentirosos.Mente o Bush, mente o Blair, mente o Barroso, mente o Santana , mente o Sócrates, mente o Zapatero e mente o Aznar. O prof Marcelo, ao Domingo, explica porque é que mentem, mostra-nos como é inevitável , demonstra como as mentiras fazem parte deste jogo. Chegou ao poder através da mentira? -Já se sabe que é assim- uma coisa é o que se diz na oposição outra é o exercicio pragmatico do poder. Tudo isto o Prof analisa, conta e desculpabiliza. Na política as histórias não têm moral - são imorais e amorais. São para maiores de dezoito, têm bolinha, são histórias para adultos, pornográficas. São tudo aquilo que não se ensina ás crianças. A porcaria, bem embrulhada e atraente, entra-nos pela casa dentro, pelo escritório encontramo-la na rua, no autocarro, no comboio. A própria autoridade da Igreja parece em crise.O que é o pecado? Os mandamentos são para cumprir?O aborto é um assunto de consciencia individual? O Diabo existe?É dogmático, mas muitos padres dizem que não existe. Consequencias? Nenhumas.

O abuso de crianças será errado? O que é uma criança?O que é abuso? A policia vai passar a tirar-nos amostras de suor dos sovacos para saber se estamos ou não drogados?Qual é o mal? Que diferença faz? A liberalização do mercado da electricidade vai ser bom para os consumidores mas a electricidade vai aumentar 16%.Os impostos vão subir mas as familias vão ficar com mais dinheiro.Prometemos não colocar portagens nas Scuts mas vamos colocar mas não alteramos a nossa posição.

Apetece mandá-los à merda - mas será que os mandamos? O que é a merda? O que é mandar?

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Francisco:

Se, por milagre, El-Rei D. João II voltasse com os seus homens de armas, haveria decerto um conselheiro que dissesse a El-Rei, acerca destes bandalhos mentirosos que por cá polulam:

«Senhor, é mister passá-los à espada...»

E assim seria feito.

Parabéns pelo post.

Abraço.

5:30 da manhã  
Blogger Je maintiendrai said...

Excelente texto.

11:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Muito bom!

3:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home