quarta-feira, outubro 11, 2006

Como é que se «amanda» uma torre abaixo ?

Em 1993 rebentou uma bomba de grande potencia numa das torres do World Trade Center fazendo desmoronar, na base do edificio, 4 pisos o que não provocou o colapso dos pisos superiores.

O New York Times publicou na altura um artigo com o seguinte título:«THE NATION; Figuring What It Would Take to Take Down a Tower»:

Na altura o « Port Authority's chief structural engineer» Eugene Fasullo (a Port Authority era a proprietaria do WTC) disse que mesmo que o edificio perdesse 10 colunas não cairia por causa da forma geometrica do edificio.Acrescentou que foram desenhados para aguentar o impacto de um Boeing 707 cheio de combustível, o que contradiz recentes informações de que estaria preparado para aguentar o impacto de um avião mas não tinham pensado no combustivel.

No mesmo artigo Lynn S. Beedle, director do «Council on Tall Buildings and the Urban Habitat»diz o seguinte: "With one bomb, it would be difficult. If it were big enough, it would be possible."- relembremos que o avião não era uma bomba, no maximo era um coktail de molotov, e que uma explosão de gasolina não derrete o aço, enquanto que a bomba de 1993 tinha 1000 libras e derreteu o aço- e acrescentou : "There is a demolition method, but that involves putting explosives all through the building, on each column.".

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não se diz "amanda", mas sim "atira" ou "deita". JPP

4:30 da manhã  
Blogger Francisco Múrias said...

Eu sei, muito obrigado, pela correcção .Mas também não se diz mentiras, não acha?

4:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Realmente é feio mentir, mas isso é coisa que não faço. Fique sabendo que sou um leitor atento deste blog, e que me rebolo a rir com alguns destes seus comentários. Principalmente aquele onde colocou a minha pessoa num cartaz maoísta, salvo erro. Foi muito engraçado. JPP

9:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home