sábado, fevereiro 24, 2007

Ciência, violência e fé

O Dr António José Saraiva escreve hoje na revista do «Sol» um artigo com o título «Ciência, violência e fé»

O Dr António José Saraiva «é um intelectual. Um homem excepcionalmente culto e com um pensamento acutilante» « Mas isso não significa que chegue inevitavelmente a conclusões certas. Os intelectuais estudam, pensam, elaboram, sabem argumentar- mas enganam-se como toda a gente.
Significa isto que entre um intelectual e o homem da rua, nunca é certo onde está a razão» -
Esta introdução, que se aplica tão bem a António José Saraiva, foi ele que a escreveu a propósito do Papa. AJS não concorda com o Papa Bento XVI quando este diz que a religião não é incompatível com a ciência.
Como homem da rua eu concordo com o Papa e discordo de AJS. A ciência na sua busca pela Verdade é um complemento da religião. Colocar a ciência contra a religião ou a religião contra a ciência foi sempre o objectivo dos inimigos da religião e, sem o saberem, dos inimigos da própria ciencia. Que há religiosos que são contra a ciência e cientistas que são contra a religião não há duvidas. O uso que alguns homens fazem da religião ou da ciência é que podem ser inconciliáveis.

A Religião nunca é contra a ciência e quando parece que é a razão é simples : os homens estavam convencidos que não era ciência , era ataque à religião.

Outra coisa é o uso da ciência. A Igreja não é contra a energia nuclear, mas é contra as armas nucleares, a Igreja não é contra o alívio da dor, mas é contra o suicídio ou a eutanásia. A Igreja é contra tudo que agrida o Homem na sua plenitude física e espiritual . É por isso que é incompatível a violência extrema e gratuita com a religião.

Os homens podem realmente matar, esfolar e violar, em nome de Deus, convencidos que vão parar ao céu. Mas isso é um erro. A única forma de ir para o Céu direitinho é não fazer mal nenhum, nem a uma mosca, literalmente…

A verdade é que os Evangelhos são iguais há dois mil anos e quem quiser saber qual é a Verdade basta lê-los.