quarta-feira, fevereiro 21, 2007

O Ataque à Família

Quase todas as semanas aparece uma notícia a abrir telejornais sobre crianças vítimas de maus tratos por parte da família ou de instituições religiosas que acolhem órfãos ou rejeitados

Está-se a criar a ideia que a família é uma organização horrível. As instituições religiosas pior ainda. As crianças são todas santas.
Toda a violência sobre elas é crime.

Maltratar um bebe de 11 anos é realmente uma selvageria. Dar uns açoites no rabo de uma criança com 6 anos por ter roubado doces no supermercado é educa-lo . Dar uma sova a um matulão de dezasseis anos por ter roubado um automóvel é educa-lo.

No mundo dos filhos únicos , entregues a creches, parece que realmente as crianças são umas santas. Não são. A maior parte das criancinhas do processo Casa Pia eram prostitutos, matulões e rufias de 14, 15 e dezasseis anos que se prostituíam para comprar um telemóvel ou uns ténis XPTO. Se os maricas que se aproveitaram deles são uns estupores os meninos não são melhores. Já todos tivemos 14, 15, 16 anos. Todos ouvimos histórias de outros meninos que iam aos maricas. Que compravam relógios, motas e arranjavam caroço para ir para o Algarve. Sabíamos na altura muito bem distinguir o bem do mal e eles também sabiam. Apenas escolhiam de maneira diferente de nós. Vendiam-se por dinheiro. Destruíram-se. Mas não eram inocentes.

Se tivessem levado uma sova na altura certa talvez se tivessem emendado. Talvez hoje fossem homens trabalhadores com família e filhos. Não levaram . , estão hoje desgraçados.

Educar hoje em dia uma criança não é fácil. Educar quatro, cinco ou seis é muito difícil. Educa-las sem dinheiro a viver numa casa com 2 divisões em Chelas ou na Buraca é mesmo muito difícil. As mães trabalham os pais também, chegam tarde a casa, e as crianças são malcriadas. Não reconhecem o esforço heróico dos pais. Queixam-se da comida, dos ténis, da consola que não têm. Muitas vezes as mães perdem a cabeça, Cansadas do trabalho, cansadas de fazer comida, de lavar a roupa, de engomá-la e ainda de ouvir as queixas dos vizinhos e da policia do bairro passam-se. Atrás da mãe vem o pai. E a tal violência aparece, mas o amor está lá. Sacrificar a vida pelos filhos é comum. Depos da chapada vem o beijo, o carinho, a consola que se compra, os ténis que se arranjam . No entanto a Estado só vê a chapada. Chega a Segurança Social e a Imprensa doida por desgraçar ainda mais a vida dos pobres. Prendem-nos, tiram-lhes os filhos e humilham-nos.

São colocadas então, para bem delas, na Casa Pia.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente descrição dos abusos do estado. O estado querer regular a vida familiar já é mau. O estado assumir que pode substituir a familia é péssimo. Somos de uma geração em que era normal os filhos serem castigados fisicamente. Somos piores?
Luis P

10:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home