terça-feira, fevereiro 27, 2007

Aristides de Sousa Mendes

Porque é que Salazar obrigou a que todos os vistos passados pelas delegações portuguesas no estrangeiro fosse necessária a prévia autorização do Ministério dos Negócios Estrangeiros?

Do Embaixador de Portugal em Londres ao Ministro dos Negócios Estrangeiros
Telegrama nº 154
Londres, 13 de Maio de 1940

Foi publicada ordem de internamento imediato todos os adultos alemães entreos16 e os 60 anos, vivendo em Inglaterra, numa grande zona da Escócia.
Centenas de inimigos foram presos ontem e hoje sem aviso; foram tomadas medidas especiais para conhecimento das actividades dos restantes, entre as quais a obrigação de se apresentarem diariamente à policia, não fazerem uso de automóveis e não saírem à rua entre as 8 horas da noite e as 6 da manhã. Estas medidas foram acompanhadas de extensa organização de vigilância contra a espionagem e decida de inimigos em pára-quedas, que tendem naturalmente a completar-se.
Os métodos usados pelos Alemães ultimamente na Escandinávia e nos Países Baixos mostram a absoluta necessidade de todos os governos se precaverem, sem nenhuma espécie de optimismo, contra a organização e actividade dos estrangeiros no seu território.
Armindo Monteiro.

Do Embaixador de Portugal em Londres ao Ministro dos Negócios Estrangeiros Telegrama nº 387
Londres, 25 de Setembro de 1940

O Daily Telegraph publica hoje um artigo do seu correspondente diplomático sob o título «Hitler poderá invadir a Espanha» . São os seguintes os pontos mais importantes:
As conversações em Berlim com Suñer dizem respeito ao urgente desejo alemão de forçar a Espanha a entrar na guerra; é evidente agora que este ponto é essencial para os nazis fazerem a guerra na África; se o plano da entrada na guerra da Espanha falhar, os Alemães terão de invadir a Espanha com tropas motorizadas e ocupá-la inteiramente. Hitler, no entanto, fará todo o possível para não mover guerra contra a Espanha e para isso, prometerá à Espanha, sem dúvida, Gibraltar e um extenso protectorado em Marrocos. Mas talvez os nazis não se apercebam do caótico estado de coisas em Espanha , cortada em numerosas facções, não parecendo que Franco tenha a mesma autoridade que no fim da guerra civil. Há milhares de membros da Gestapo espalhados pelas principais cidades de Espanha, muito a enfraquecendo para o caso de querer ela resistir à pressão do Eixo. É agora claro que Hitler pretende transferir o ataque ao Império Britânico para África , continuando a guerra de «gastamento» sobre as ilhas Britânicas. Provavelmente o Eixo pensará no ataque ao Egipto, facilitado se a Inglaterra tiver que contra-atacar em Marrocos.

Armindo Monteiro.

O sublinhado é nosso…