segunda-feira, novembro 27, 2006

A Turquia

Já fez dez anos que visitei a Turquia. Entrámos de barco pela belíssima baia de Marmaris, vindos de Rhodes; saímos de camioneta, onde uma hospedeira nos lavava as mãos com água de colónia, para a Pamukkale das piscinas naturais, brancas como o algodão,perto de Aphrodisias, onde tomei banho ao pôr do sol da Àsia Menor.Segui depois para Ephesos de S Paulo e Nossa Senhora, romana ,sede de uma das sete igrejas . Izmir foi a proxima paragem de onde partimos para Çanakkale já de automovel turco, passando por Pergamo e Troia. No Estreito dos Dardanelos pareceu-me ver o mar tingido com o sangue de Galipoli.Depois da magnifica cidade de Bursa chegamos a Istambul, Constatinopla ou Bizancio.

Fez-me lembrar Portugal nos anos sessenta,o cheiro a azeite dos campos da Trácia, as mulheres, de olhos verdes, a cantar, com os seus lenços garridos na cabeça, sentadas em cima da palha dourada nos atrelados dos tractores, os barcos coloridos de pesca, as sardinhas assadas , a segurança, a honestidade das pessoas, Istambul com os cacilheiros a ligar dois continentes e uma luz tão lisboeta .

Gostei, gostei muito. Aquilo não era Europa, mas era muito parecido connosco.Muito mais parecido do que a Alemanha.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Assim era, de facto, e, de algum modo assim é; na Turquia que foi Bizâncio. O pior é o resto que fica a caminho do Oriente.

5:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home