quarta-feira, setembro 06, 2006

Politicas externas

«Durante o Estado Novo, a política externa portuguesa esteve inteiramente subordinada a dois propósitos: o maior isolacionismo possível em relação à política europeia e a preservação do império colonial. O envolvimento na Europa só nos poderia enfraquecer e, por isso, o poder, senão mesmo a própria sobrevivência do país, dependia da manutenção das colónias. Sem elas, Portugal não teria dimensão estratégica e diplomática.»
João Marques de Almeida

Ainda não perceberam.

Portugal durante o Estado Novo tinha uma politica externa. A Europa não tinha nem tem. A politica externa da Europa é não ter política.
Foi essa falta de politica externa que conduziu a Europa para o beco com poucas saidas em que se encontra neste momento.
Aceitar ter a mesma politica que a Europa era, e ainda é, desistir de ter politica externa,
Foi essa falta de politica que fez com que fosse destruido um continente inteiro, que está a levar à invasão da Europa por uma imigração em massa, à vitória dos fundamentalismos, à transformação de parte da população europeia em muçulmanos .

A politica externa portuguesa durante os anos sessenta defendia a Europa . A falta de politica da Europa tem sido um suicidio.