terça-feira, setembro 05, 2006

A pena de morte

É moda ser contra a pena de morte. Quem é a favor é «fascista».
Eu não sou a favor da pena de morte,nem contra.

A pena de morte não é uma questão de principio, é uma questão de legítima defesa.

Posso ou não matar para me defender, ou defender a minha familia ou o meu país?

Pode ou não a comunidade matar para defender-se?Para defender a sobrevivencia da comunidade?

Ser contra a pena de morte é prescindir do direito de legítima defesa

Eu não sou favor de matar, mas para sobreviver às vezes tem que se matar. Não aceitar esta regra humana não é ser humano.

Eu não sou a favor mas isto é assim.

Eu se tiver que matar para salvar uma filha minha, mato.
A comunidade se tiver que matar para salvar um dos seus filhos, mata.
É assim.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não concordo! Tal como disse no post acima, não se deve fazer o mal para alcançar o bem! Além de que, se matar estará a ser igual ao indivíduo que praticou o mesmo acto. É por isso, que nos distinguimos dos restantes animais, pela Razão ou se quiser, segundo a Igreja, por sabermos perdoar o outro....

5:53 da manhã  
Blogger Francisco Múrias said...

A legítima defesa não é fazer o mal para alcançar o bem. A acção não parte de quem é atacado mas sim de quem ataca. Quem é atacado pode, se não tiver outra alternativa, matar para se defender.A pena de morte pode ser aceitável se partir do mesmo principio, mas com uma diferença:

A acção da sociedade é contra o crime e não contra o criminoso.O criminoso é avisado através das lei que se cometer aquele crime as consequencias são aquelas.Agora, a sociedade só pode implementar a pena de morte se for em legitima defesa contra o crime x. AS consequencias da pratica desse tal crime teriam que por em risco a sobrevivencia da propria sociedade.

4:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E a lei divina, a tal dos 10 artigos a que se refere acima, não diz "Não matarás"?

1:09 da tarde  
Blogger Francisco Múrias said...

Pois diz é lixado não é?
Mas o que a Igreja nos diz é que para defender-nos, e se não houver outra alternativa podemos matar.Mas para ir direitinho para o Céu o melhor é não nos defendermos e morrermos logo ali. Se for para defender uma filha minha eu mato e estou convencido que Deus me perdoa
Mas o Estado não vai para o Céu e o objectivo do Estado é defender a sociedade.Mas o melhor mesmo é não haver crimes que ameaçem a sociedade de tal maneira que esta para se defender tenha que matar

3:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home