quarta-feira, maio 03, 2006

O Comercio chinês

Dividir o comercio entre chinês e português é um disparate. O comercio está dividido sim, mas entre pequeno comercio independente (o chamado tradicional) e comércio de marca.Todo o comercio é chinês, exceptuando, por enquanto, o comércio alimentar e o de livros e revistas.

Quem vende televisões, videos,computadores, brinquedos, moveis, roupa,tenis, vende produtos chineses . A Sony, a Philips, a Puma, fabricam na China.É praticamente impossível ser comerciante e não ser comerciante «chinês».

A grande diferença entre o pequeno comercio independente (chinês incluido) e o comércio de marca (Lojas Zara, Boss,Pingo Doce, Continente) e que altera completamente a concorrencia não está na origem dos produtos , está no numero de lojas, na economia de escala que um grande numero de lojas propicia.

Enquanto que alguém que tenha uma loja, se fizer publicidade na televisão vai à falencia (o custo da publicidade é muito maior do que suas vendas) uma empresa com50,100, 500, 1000 ou 20 000 lojas paga o mesmo mas o custo, dividido por cada estabelecimento, é insignificante.

Se alguém tiver um Supermercado e abrir um PingoDoce ao lado não consegue competir, nem com preço nem com qualidade. Faça o que fizer os clientes passam-se para Pingo Doce. O concorrente que abriu uma loja ao lado, com o mesmo tamanho ,com os mesmos produtos e muitas vezes mais caros, faz publicidade diaria em prime time na televisão. Ele não pode nem consegue.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hoje em dia, não importa se se gosta ou não de chineses: quem não gosta, come menos...

7:43 da manhã  
Blogger Nacionalista said...

Escreve-se chinês.

1:09 da tarde  
Blogger Francisco Múrias said...

Obrigado pela correcção Vanguardista.

2:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muito bom me ajudou muito

4:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

isso e pescimo nao me ajudou nada!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
e brincadeira com tudo isso eu vou poder tirar um 10 em historia!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!valeu mesmo!!!!!!!!!!!!!!
beijos

5:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home