terça-feira, maio 02, 2006

A Conferencia de Yalta

Yalta era à data uma estancia turística situada na costa oriental da Crimeia com 50 000 habitantes. A 900 km de Moscovo a 300 da Roménia, da Turquia e da Bulgária é um local de sonho. Tem um clima temperado pois as encostas das montanhas da Crimeia descem sobre as águas escuras do Mar Negro, formando um anfiteatro, protegendo a cidade dos ventos norte e noroeste .A brisa marinha impede que as temperaturas subam para valores proibitivos no Verão . Conhecida pela Biarritz dos Czares esta salpicada de palácios e palacetes plantados entre os pinheiros onde a antiga aristocracia russa vinha a banhos de Junho a Setembro.
Foi em três desses palácios que as três delegações Americana, Russa e Inglesa se instalaram.
Os americanos ficaram instalados no Palacio Livadia, Livadia é uma pequena vila a três quilómetros de Yalta rodeada por uma praia. O palácio foi construído por Alexandre II que aí morreu. Ocupado pelas tropas alemãs durante a guerra serviu-lhes de quartel general. É um grande edificio branco que mistura os estilos rócócó e oriental.

Os Russos instalaram-se na Vila Koreis que pertencia antes da revolução ao Principe Youssoupoff .Ficava entre o Palacio Livadia e a Vila Vorontsof para impedir que as delegações americanas e inglesas se encontrassem fora dos bastidores da conferencia e as poder controlar melhor.
A Vila Vorontsof, escolhida para os Britanicos, tinha sido edificada em Alupka a cinco quilómetros de Livadia. Era como a maior parte dos edifícios uma combinação estranha de estilos senhorial, arabe, gótico e escocês.
Rossevelt embarcou no cruzador Quincey em Norfolk a 23 de Janeiro de onde se dirigiu a Malta onde se ia encontrar com Churchill. A 2 de Fevereiro chegou a La Valleta . Tinha à sua espera um telegrama de Estaline:«Eu disse Yalta e não Malta». Daqui partiu de avião para Saki. Aguardava-o uma recepção calorosa dada por uma formidável orquestra. Às doze e trinta chegava Churchill
Mas o que me choca nesta conferencia foi um simples facto: a quantidade de caviar que se gastou: Três vagons de mercadorias: dezasseis toneladas de caviar . É verdade que as delegações eram numerosas , só americanos anunciava-se que seriam quatrocentos, mas dezasseis toneladas? Stalin como bom comunista recebeu com fausto os seus convidados ; enquanto os povos de todo o mundo não tinham sequer uma batata para pôr no prato e milhares de russos combatiam na frente Stalin e os seus amigos comeram dezasseis toneladas de caviar acompanhados dos melhores vodkas e champagnes caucasianos
Enquanto Churchill e Roosevelt saboreavam o caviar acompanhado de vodka, as tropas russas avançaram de Varsovia até Frankfurt e as tropas aliadas mantiveram-se sossegadas às portas da Alemanha.
Foi durante este fausto que a Cortina de Ferro,( expressão usada pela primeira vez pelo Ministro da Propaganda Nazi Goebels nas suas profecias sobre o futuro da Europa e mais tarde copiada por Wiston Churchil) se abateu sobre a Europa e milhões de europeus passariam a ser perseguidos por uma simples razão: rezar
FM
Fonte:Yalta ou la partage du monde , Arthur Conte , Editado por Robert Laffont 1964