quinta-feira, março 30, 2006

O soberano é o estado




Luciano Amaral escreve na Atlantico um artigo notável sobre a democracia cujo título é «O Mais Estúpido dos Regimes?»

Fala de democracia como se fosse igual em todo o mundo. Não é. A democracia americana não tem nada a ver com a portuguesa.

Enquanto nos USA nunca houve absolutismo em Portugal houve. Enquanto a base da democracia americana é a que Alexis de Tocqueville descreve a nossa é a que o 24 Horas descreve.
Este pequeno pormenor faz uma grande diferença. O absolutismo concentrou o poder no estado e o estado nunca mais o largou.As diversas revoluções que ao longo dos anos se têm vindo a suceder no nosso país a unica coisa que fazem é substituir quem manda no estado absoluto. Mas o Estado continuou e continua sempre a ser absoluto. Quem está à frente do Estado , sendo artista, faz o que quer.
Enquanto que na América as «comunidades» têm realmente força e votam em pessoas que conhecem, em Portugal vota-se em desconhecidos que pertencem a partidos ,os quais, hoje em dia, nem as ideias se lhes conhecem.
Na América o soberano ainda é a lei, em Portugal o soberano é o estado. A América é um Estado de Direito, porque o Povo tem força legal para lutar contra o poder, em Portugal só as grandes corporações conseguem impedir leis ilegais. Portugal não é um estado de direito e de democracia só tem o nome.
FM

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente. É uma pena perdermos (nós Europeus) tanto tempo a deitar abaixo os USA em vez de investir tempo a aprender com eles naquilo em que são bons (e são-no em diversas matérias).

5:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home