terça-feira, janeiro 30, 2007

O feto é uma pessoa

Ouvi ontem o Dr Vital Moreira, de quem eu li muita coisa bem feita, afirmar que o feto não é uma pessoa sem explicar porquê. E não explica porque não é explicável.

O feto é uma pessoa, uma pessoa com os direitos reduzidos (pode ser morto se for mal formado, pode ser morto se a sua mãe for violada.) por leis infames mas uma pessoa tão real como eu ou você.

A História ensina-nos que foi exactamente isso, a negação de aceitar os outros, diferentes e desconhecidos, como pessoas que levou às maiores infâmias.

Só se consegue legalizar um mal fazendo-o passar por mal menor numa primeira fase, para depois o transformar num bem. A justificação para escravizar pessoas numa sociedade cristã como era a do Século XVII era essa: não eram pessoas, não tinham alma.

A justificação para abortar é a mesma: o feto não é uma pessoa.

A escravatura é antiga, mas abrandou muito na Europa medieval e cristã. Foi preciso arranjar razões e justificações morais para montar a indústria da escravatura. Como está a ser preciso para montar a indústria abortiva. A nossa sociedade ainda é intrinsecamente cristã embora grupos organizados procurem alterar este bem

O preto não é uma pessoa. O feto não é uma pessoa. O argumento é o mesmo e o erro também.

Pessoa é uma palavra que vem do latim persona que queria dizer mascara: as mascaras que os actores nos teatros romanos usavam para tapar o rosto, alterou-se depois para significar o papel que esses actores representavam em palco, para no nosso tempo significar o papel que se representa na humanidade.Para se ser uma pessoa não é necessário ter Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte. Nem sequer, para pena do Ministro das Finanças, pagar impostos.
Para se ser uma pessoa é necessário ser um personagem na história da humanidade.
Ora não há papel mais decisivo para a História da Humanidade do que o papel dos fetos.

Sem fetos não há Humanidade.




.