quarta-feira, maio 10, 2006

A Nação

O conceito de nação assenta numa história comum: Uma nação é o conjunto das comunidades que a formam e que partilham uma língua e um passado comum e decidem juntar-se no futuro.

Não há nações estáticas como não há nações imortais. A existencia de uma Nação parte da vontade dos homens que a constituem.

Fazem parte da Nação aqueles que querem fazer parte dela.O Estado pode e deve nacionalizar os seus subditos .Não de uma forma totalitária mas de uma forma paternalista, não pela força mas pela educação e pelo sentimento de pertença e protecção.

Dizer que a Nação Portuguesa é apenas uma etnia, com um territorio e uma história comum é um profundo disparate e redutor da nossa história.É dizer que o Marcelino da Mata e os 7000 soldados do exercito portugues fuzilados pelo PAIGC não eram Portugueses

Começa logo por ser um disparate por não haver um conceito preciso para a palavra. Se com a palavra se quizer significar raça com uma história comum, o disparate dobra, pois nós não somos uma raça, somos o produto do cruzamento de diversas raças.

Uma Nação não é, uma Nação faz-se. A Nação Portuguesa é aquilo que nós quizermos que ela seja.

Se quizermos que ela seja o conjunto dos naturais do Portugal Europeu será isso que ela será.Foi com isso que o Dr Mario Soares sonhou será isso que seremos Se quizermos que seja uma Nação cercada por arame farpado e policias armados de metralhadoras, acocorados com medo dos imigrantes será isso que ela será .

Um homem que não domine o medo não é um homem livre, uma Nação que não domine o medo não será uma Nação livre.

Um homem dominado pelo medo perde o livre arbítrio, torna-se escravo do seu medo, deixa de ser um Homem, para passar a ser um rato.

Uma Nação dominada pelo medo é um covil de ratos

Uma Nação é, muito mais do que uma ideia do passado é uma ideia do futuro. O futuro não é: será . E será aquilo que nós conseguirmos que seja.Será aquilo que quizermos, assim Deus nos ajude.

13 Comments:

Blogger Nacionalista said...

Então é Nação não é mais do que uma ideologia.

6:01 da tarde  
Blogger Francisco Múrias said...

Meu caro Vanguardista

A Nação antes de mais nada é uma ideia. O Nacionalismo é a ideologia que defende um conjunto de valores para a defesa da Nação.

A Nação é a comunidade das comunidades, é a união organica de diversas comunidades que partilham um passado e querem partilhar um futuro comum.

A Nação portuguesa será a comunidade das comunidades dos povos que falam português.

É uma ideia que dará origem a uma ideologia que será o Nacionalismo Português.

3:42 da manhã  
Blogger Caturo said...

Nação é definida por nascimento - é da Nação quem nasce no seio dessa Nação. E o seio dessa Nação é definido pelo sangue, não pela terra - do mesmo modo que um cão nascido num estábulo não é um cavalo e um filho de portugueses nascido no Japão não passa por isso a ser japonês.

Por conseguinte, uma Nação não se faz - uma Nação é.

Uma Nação é nada mais do que uma parte duma etnia.

Dizer que uma Nação inclui toda a gente que dela queira fazer parte, constitui, não apenas uma confusão primária e ignara entre Nação e Pátria, mas sobretudo uma aberração, uma falsificação do que é realmente a Nação.

E vir depois falar no Marcelino da Mata à laia de quem quer fazer chantagem moral, é igualmente inválido - se for preciso, manda-se mesmo o Marcelino da Mata embora e acabou-se. Marcelino da Mata e outros soldados africanos, lutaram por algo que nunca devia sequer ter existido: o Império Português. Independentemente da bravura por eles demonstrada, e do facto de o Estado Português lhes dever reconhecimento, nada disso faz com que o seu exemplo chegue para desvirtuar a Nação, era o que faltava. Toda a vida houve mercenários a lutar pelos impérios; e a decisão de lhes conceder cidadania parte apenas dos líderes; só que os líderes são meros administradores da estirpe, não tendo por isso quaisquer direitos sobre a própria Nação em si ou a sua definição.

Por conseguinte, a Nação não é uma ideia. O Nacionalismo é uma ideia, a Nação não.
Fazer com que a pertença à Nação dependa apenas do desejo de cada um, é empobrecer a Nação ao nível dum clube de futebol.
Fazer com que a pertença à Nação dpenda da aceitação dum dado conjunto de valores, é uma atitude totalitária que visa submeter o indivíduo a uma determinada ideologia só porque esse indivíduo nasceu no seio dessa Nação. É pensamento similar ao do Sousa que, por fanatismo clubístico, inscreve os seus filhos recém-nascidos no seu clube de futebol, como se ser Sousa fosse igual a ser adepto dessa equipa.

Na verdade, um português é tão somente o seguinte: um indivíduo filho de portugueses. Só isso.

Considerar que a Nação Portuguesa será a comunidade das comunidades dos povos que falam Português, constitui a bastardia completa - a globalização à maneira tuga.

Confundir uma consciência étnico/racial que produz uma natural vontade de salvaguardar a Nação duma possível iminvasão diluidora,
confundir isto com «medo», é pura demagogia da parte de quem julga poder usar a Nação como ferramenta para levar a cabo os seus intentos universalistas, ou seja, profunda, visceral e irremediavelmente anti-nacionalistas.

O Nacionalismo Português deve ser defendido de tais confusionismos falsificadores. O Nacionalismo Português é parceiro e irmão dos outros Nacionalismos Europeus, uma vez que Portugal é uma Nação europeia como qualquer outra.

Isto sim, é verdadeiro Nacionalismo Português.

5:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

11:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

2:04 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

7:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

8:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Yοu do not havе to ѕpend hours at the fіtneѕѕ centег or exеrt so much
woгk and ρoweг in ԁοіng
ρerform οut just to be аble tο tone youг musclе tisѕuеs.


my site flex belt coupon

10:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

hello there and thanκ уou for youг infoгmatіon – I've definitely picked up anything new from right here. I did however expertise several technical points using this web site, since I experienced to reload the site lots of times previous to I could get it to load properly. I had been wondering if your hosting is OK? Not that I'm сomρlaіning,
but slow lоading inѕtances times will
often affect youг plасеment in googlе and can damage your high-quality
scoгe if аԁvеrtising anԁ
markеting with Aԁwords. Well ӏ
am aԁding thіs RSЅ tο my е-mail
аnԁ could look out for a lot moгe of yοur rеѕρective fascinаtіng сontеnt.

Maκe suгe you update this agаin very soon.


Feеl free to surf tο mу ωeb pаge hyperlink

5:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

It's remarkable to pay a quick visit this web page and reading the views of all colleagues on the topic of this post, while I am also zealous of getting knowledge.

Also visit my web page This Webpage

6:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vісtimisatiοn aurawave to help oneѕelf armed combat bring down ρlunκ for annοyance as good аs
the fаct that painful ѕensation іs whаt helps thе mеntаl caраcity
deliveгy аpproximately ease.

Feel freе to suгf to my web site ... Dan

1:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Incгeasingly people аre adopting this approach which they're obtaining very basic to practice.

Also visit my web blog - flex belt coupon code

5:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Extenԁed-ago it hаs been not еasy or even nоt probаble to take away oг lessen the impact of stretсhed tissue.


Also νisіt my ωeblog: www.prnewswire.com

11:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home