sexta-feira, maio 05, 2006

Definição de Povo

Pio XII diz: "Povo e multidão amorfa, ou como se costuma dizer, massa, são dois conceitos diversos. O povo vive e se move por vida própria; a massa é por si mesma inerte e não pode ser movida senão do exterior. O povo vive da plenitude da vida dos homens que o compõem, cada um dos quais - em sua própria posição e segundo o seu modo próprio - é uma pessoa cônscia das respectivas responsabilidades e convicções. A massa, pelo contrário, espera o impulso do exterior, fácil joguete nas mãos de quem quer que lhe explore os instintos e as impressões, pronta a seguir, alternadamente, hoje esta bandeira e amanhã aquela. Da exuberância de vida de um verdadeiro povo a vida se difunde, abundante, rica, no Estado e em todos os seus organismos, comunicando-lhes com vigor incessantemente renovado a consciência de sua própria responsabilidade, o verdadeiro sentido do bem comum" (Alocução de Natal de 1944).(pinado da Casa de Sarto)

Para saber muito mais :http://casadesarto.blogspot.com/2004_09_01_casadesarto_archive.html

2 Comments:

Anonymous André said...

Muito bom , Conceito que pode ser tanto utilizado nos tempos atuais(capitalismo), como se encaixa perfeitamente em outros tempos historicos(Idade Media, Idade Moderna e claro Idade Classica)

4:21 da tarde  
Anonymous alexia nataly said...

adoria a explicação de povo eu pricisa-va muito eu tenho 10 anos eu to na 4 serie o meu professor pediu pra gente defina o sentido da palavra povo segundo o texto lindo,mas eu não achei,eu fiquei curiosa e entre aqui nesse saite e consegui graças a vc obrigada mesmo beijossssss de alexia nataly

7:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home