sábado, abril 08, 2006

S Francisco Xavier


A Torre de Ramires chama a atenção para as comemorações dos quinhentos anos do nascimento de S Francisco Xavier.Ao S Francisco Xavier devo pelo menos duas coisas : o meu nome e uma história :
Estava eu confortávelmente encolhido no ventre da minha mãe quando os paladinos do pacifismo resolveram invadir Goa. O meu nome já estava escolhido. Manuel como o pai e o avô. Foi então que o meu pai resolveu prometer ao Santo que se os pacifistas abandonassem Goa eu me chamaria Francisco Xavier. Como sabem ainda não resultou.Os indianos, por enquanto, continuam lá.Mas, com pena do santo, fui baptizado com o nome dele.
23 Anos depois no dia 3 Dezembro de 1975 , depois de ter passado 14 meses nos cárceres da democracia , por ter escrito uma das obras primas do jornalismo português que se lê clicando aqui - foi libertado...
Era dia de S Francisco Xavier

2 Comments:

Blogger Mendo Ramires said...

Uma bela evocação pessoal.

3:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como é que ninguém se lembrou de compilar os artigos de MMM, únicos pela originalidade da abordagem e excelentes pela qualidade da escrita, num livro? Seria um grande favor à história de Portugal pós 25.4.

10:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home