terça-feira, abril 04, 2006

Make War with Love


Conforme vem hoje nos jornais a democrática Inglaterra prendeu e torturou 372 homens e 44 mulheres depois da 2ª Grande Guerra acabar, apenas numa e só numa das muitas prisões e campos de concentração democráticos. A pergunta que fica é : quantos é que torturou durante a guerra?

Que fique claro que a nossa ideia ao publicar estas fotografias da destruição da Alemanha, dos milhões de mortos civis e dos maus tratos infligidos pelas forças democráticas não estamos de maneira nenhuma a «limpar» o que os alemães fizeram.

Ambos fizeram horrores. O que nos revolta é o maniqueísmo histórico o dualismo quase que religioso que nos cerca.Não há bons e maus nesta história. São ambos maus, Tanto os alemães como as forças democráticas não cumpriram o direito internacional, não cumpriram os acordos que assinaram livremente. Faltaram à palavra. E isso custou a vida a muita gente

Ambas as forças portaram-se, durante a Guerra, miserávelmente, ambas assassinaram milhões de pessoas inocentes

Mas a guerra é mesmo assim.E é preciso ter esta noção quando se vai para a guerra : Milhares de de pessoas com o poder discricionário do porteiro de boite;milhares de «porteiros de boite» com poder arbitrário para matar e torturar. Milhares à solta cada um com uma arma. O pior do homem aparece na guerra:a traição, a covardia,a malvadez ,o sadismo ...

Mas o melhor também lá está e salta para fora como uma rolha de champanhe : a coragem ,o heroismo, o sacrificio pelos outros, a capacidade de sacrificar a propria vida por uma causa, pelo país,pelo camarada do lado; a abnegação, o altruísmo a amizade, a alegria ,no fundo a capacidade de fazer a guerra com amor contrariado o célebre slogan pacifista «Make love not war» com «Make war with love»

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Então numa guerra são ambos iguais? Não há o bom e o mau? Não há o agressor e o agredido? Não há a causa justa e os interesses próprios? Se o FM é defensor (já não digo praticante...) do ensinamento de oferecer a outra face, então está bem. Caso contrário, o paralelismo entre aliados e eixo é subversivo porque o que interessa não é a prática durante a guerra mas sim as razões antes dela! Já agora, o exterminio de judeus (e ciganos, indigentes, etc) fez parte da guerra?

9:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home