segunda-feira, abril 03, 2006

Estatísticas...









A questão da penalisação do alcoolismo ao volante tem que ver com prevenção da criminalidade.Há um código na estrada se o código for cumprido (tem que se dar a direita, parar nos stops, não ultrapassar determinados limites de velocidade etc) não interessa nada se o condutor ia ou não ia com os copos.Mesmo que tenha um acidente a culpa não é dele.O que se passa é que a ciencia diz que os alcoolicos têm mais probabilidades de não cumprir esse mesmo código. (como os benfiquistas têm mais probabilidades de se zangar com a mulher quando o Benfica perde) . Portanto prendem-se os prováveis criminosos antes de cometer o crime.Ora este princípio é terrível se alastrar ao resto do direito: a ciencia pode vir a dizer que quem mora na Cova da Moura tem mais probabilidades de cometer um crime do que quem mora na Av do Brasil; logo prende-se quem mora na Cova da Moura não por ter cometido algum crime mas porque estatíscamente é provavel que o vá cometer...
FM

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Então o cego pode guiar um carro sem travões, estar armado num parque infantil e ter 100 gr de heroina no bolso? Pode, desde que não tenha um desastre, dê um tiro numa criança ou venda a heroina? Não será um bocadinho de liberdade (anarquia) a mais?

8:32 da manhã  
Blogger Francisco Múrias said...

Meu Caro LP
Penso que os cegos não conduzem,porque não conseguem, qualquer pessoa com LICENÇA (como aquelas que têm sido ultimamente faladas nos jornais) de uso e porte de arma pode estar num parque infantil armado, e é crime, por enquanto, vender ou comprar heroina (como é que a heroina lhe foi parar ao bolso?).

Vivemos muito bem durante anos sem tantas regras e leis.(A ultima foi a proibição dos galheteiros nos restaurantes(só os comprados às companhias que vendem azeite é que são permitidos)

9:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home