quinta-feira, março 23, 2006

O que é que nos falta?

O que é que nos falta a nós Portugueses?

Não nos falta dinheiro - gastamo-lo é mal.
Não nos falta um território- estragamo-lo é demais.
Não nos falta um estado - é é grande de mais.
Não nos falta uma língua -ainda a falamos
Não nos faltam governo e partidos- preocupam-se é só com eles

Então o que é nos falta?

Falta-nos gratidão. Gratidão por pertencermos a este grupo, por falarmos esta língua e por termos esta História.
Os Portugueses são Portugueses porque sim, não há qualquer razão. Não o escolhemos: somos

No entanto no fundo, cada um de nós acha que tivemos azar, podíamos ser franceses, americanos, finladeses ou espanhois. Muitos de nós achamos mesmo que o futuro está em sermos espanhois Somos portugueses: tivemos «galo»

E não está errado, qual a vantagem de pertencermos a este grupo nacional? Será que o todo protege cada um? Será que vemos nos politicos a representação da nossa vontade? Não será que vemos os politicos, não como representantes e lideres de uma vontade nacional ,mas como representantes e protectores de um Estado, que na pratica já nem é um estado português mas a representação cá de um super estado europeu?Não será que os politicos representam cada vez mais ideias estranhas e confusas de interesses não muito bem definidos?

Será que quem gasta o dinheiro dos contribuintes tem a noção do que custa ganhar dinheiro? Será que quem recebe dinheiro dos contribuintes tem a noção que foi toda a Nação que lho deu com sacrificio e não uns politicos, ou o Estado? Será que quem recebe dinheiro dos contribuintes está agradecido a todos nós, à Nação, ou não estará agradecido ao Sr Dr tal, ao Sr Presidente do tal Instituto ou da tal Camara?

Ainda há pouco tempo deu um programa na TV em que em determinada altura uns pobres nos EUA recebem umas casas pagas com o dinheiro dos impostos. Recebem a chave e uma bandeira dos EUA. Recebem a chave e sentem-se contentes de pertencer aquele grupo Recebem a chave e o símbolo de todo o grupo.Recebem a bandeira como símbolo do grupo. Sabem que têm que agradecer pertencer aquele grupo e todo o grupo sente que foi com o esforço de cada um que aqueles desafortunados melhoraram as suas vidas. Criam um sentimento de cumplicidade entre a parte e o todo, criam laços entre a parte e o todo, criam um sentimento nacional.

Para isto tudo muito contribuiu os fundos europeus. A noção que se faz sem esforço. A sensação que não fomos nós que fizemos. Deram-nos. Compraram-nos.

Por cá o que se vê? Quem recebe casas diz mal delas, e diz mal delas porque não fez nada para as receber, porque não as escolheu, nem escolheu o local em que vão estar. (No caso americano houve uma lider que foi reivindicar, protestar , agariou patrocinios politicos e conseguiu que o governo lhe desse as casas)

Quem as dá são os politicos e quem as paga somos todos nós

Faz impressão ver nas entrevistas de rua a diferença entre as respostas dos americanos e dos portugueses sobre os gastos de Natal. Os portugueses diziam que gastavam muito ou gastavam pouco, os americanos diziam que gastavam o que podiam para ajudar a economia, para se ajudarem a si proprios, para ajudarem o grupo todo, para ajudarem a Nação.Os americanos têm uma consciencia de pertencer a um grupo em que o esforço de cada um contribui para melhorar a vida de todos, os portugueses não têm qualquer sentimento de grupo.É preciso despertar este sentimento senão morre.

Durante a guerra em determinada altura o governo pediu dinheiro, e as pessoas entregaram joias e valores para ajudar o País.Quem é que entregava agora uma joia a um politico?

É preciso despertar a consciencia nacional de pertencermos a um grupo. É preciso despertar a consciencia nacional de estarmos agradecidos a Deus de pertencermos a este grupo e não sermos iraquianos ou palestinianos, é preciso percebermos que é com o esforço de cada um integrado num esforço colectivo que construimos o futuro.É preciso perceber que não há limites para o que conseguiremos fazer, mas antes de mais nada é preciso saber o que é que queremos fazer. Antes de mais nada... E o que nos falta é miolos.
Não sabemos o que queremos nem para onde vamos

FM

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O grande problema é a “maquina” que faz com que isto aconteça para que uma minoria domine para seu beneficio próprio e dos seus mais próximos ,a que horas é que passam os bons programas nessa maquina de educação social chamada TV .... será que os "Castelos Cinzentos ...digo cinzentos não branco" fazem parte de alguma educação social mesmo que abichanada (nem essa é tão rasca ) ou o treinador do Sporting depois do jogo do Porto com 15 minutos de tempo de antena ... ou seja temos que fazer como diz o Pacheco Pereira TV boa é como um bom Restaurante quem quer paga ..até concordo em parte mas quem não pode pagar continua a viver com a educação da “maquina” da minoria e como a maioria não pode fica o circo montado de Governo em Governo , a não ser que artigos como este do “povo” chegassem ao Povo o que até é possível desde que a “maquina” os deixasse ter um pc em casa o pior é que todos pagamos esse pc que nos falta e que ainda não nos entregaram nem vão entregar para que não se veja como a maquina funciona por dentro.-----------VIVA POVO.
Continua "povo" não te rendas á "maquina"...........FOX

5:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home