segunda-feira, março 31, 2008

Lilipute

Não se pense que estas leis e regulamentos de segurança alimentar são uma novidade Não são.Isto é antigo, muito antigo. A segurança alimentar sempre esteve (como diz o Dr Nunes da ASAE ) nas preocupações dos governantes, dos reis e dos imperadores. O mais conhecido da antiguidade é o famoso decreto do imperador de Lilipute .

Embora toda a gente concordasse na época que a maneira tradicional de partir ovos fosse bater com eles numa esquina de uma mesa ou prato, o Imperador cortou uma vez o dedo ao praticar tão perigosa acção. Perante isto e no sentido de impedir que mais terríveis acidentes destes pudessem ocorrer o seu pai decretou que em todo o país se passe a partir os ovos pela extremidade mais delgada.


As consequências deste decreto, como sabem , não foram boas .« Pelas estatísticas que se fizeram, onze mil homens,»( era uma altura em que havia Homens) «em diversas épocas, preferiram morrer a submeter-se ao decreto de partir os ovos pela extremidade mais delgada. Foram escritas e publicadas centenas de volumosos livros acerca deste assunto; mas os livros que defendiam o modo de partir os ovos pela extremidade mais grossa foram proibidos desde logo, e todo o seu partido foi declarado incapaz de exercer qualquer função pública» Milhares de Liliptianos refugiaram-no no Império vizinho de Blefuscu onde ganharam tamanha importância que se preparavam para invadir Lilipute.

Mas a sorte protegeu os governantes de Lilipute. Um gigante chamado Gulliver protegeu-os e confiscou toda a esquadra de Blefuscu.

Espero que nenhum gigante proteja os nossos .