segunda-feira, agosto 27, 2007

Algumas viam tudo preto outras viam tudo a cores.


A ideia de que «dantes», « a direita era velha», que o Miguel têm , «que os fatos cheiravam a naftalina, os senhores vestiam de preto, não largavam o chapéu de feltro» é a prova da eficácia da técnica de lavagem ao cérebro, da única vitória de que os comunistas se podem congratular.

Dantes a direita não era velha: o meu avô escreveu o discurso de Gomes da Costa com 26 anos, o meu pai com 32 ou 33 era director do Telejornal. Nunca vi o meu pai vestido de preto e jamais usou chapéu de feltro. O meu avô paterno não o conheci, o meu avô materno usava chapéu de feltro , usou até morrer, o Humphrey Bogart também usava. Era engenheiro da CP,poeta e musico,legionário e campeão de remo.

A única coisa que era preta era o Eusébio. A televisão e as fotografias eram a preto e branco. O mar era azul e o céu também , ouvia-se o Elvis e o Frank Sinatra, as arvores eram verdes e o Benfica encarnado. Havia cinema a cores e livros coloridos. Havia bailes onde o povo dançava o ye ye. E boites onde a burguesia dançava o o ye ye . Havia o Casino Estoril e o Coliseu.Vinha cá o Aznavour, o Becaud, Maria Calas e o Louis Amstrong . Havia festas e maricas Ouviam-se os minis a roncar pelas estradas e os motões a acelerar à noite.

Algumas pessoas era felizes outras infelizes. Algumas viam tudo preto outras viam tudo a cores. Como agora…

2 Comments:

Blogger Abrantes said...

Simplesmente:
Excelente!!!

10:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boa malha!Só tem um defeito:parece uma resposta a alguem que,pelos vistos,julga que o chapéu à Bogart fazia parte de uma imaginária farda imposta pelo Estado Novo.E que a rapaziada dos ministérios e da Assembleia Nacional fazia biscates na Agência Magno para arredondar o magro salário.

5:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home