segunda-feira, abril 02, 2007

Mas perdeu o Imperio


A Grã-Bretanha não perdeu a coragem mas perdeu o império e perdeu-o porque quis. Todas as desgraças que aconteceram em África têm como primeiro culpado a Grã-Bretanha. Churchill com o seu ódio patológico a Hitler preferiu a destruição do Império Britânico a fazer a paz, preferiu milhões de mortos, a destruição da Europa e o avanço do comunismo a conservar o Império, preferiu a globalização com a sua liberdade de comércio ao Império Britânico, preferiu perder a guerra a não perdê-la.
Essa decisão mostrou-se trágica para o mundo e para a Grã Bretanha. Na Conferencia do Atlântico negociou a entrega do Império a troco da entrada da América da guerra. Meses antes Pearl Harbour estava já tudo decidido. A América ia entrar na guerra, só precisava de um pretexto. A Inglaterra ia perder o Império e o mundo nunca mais seria o que era .

O resultado foi a vitória da liberdade , da democracia e do comunismo, a derrota da Inglaterra ,da França e da Alemanha e a maior carnificina da história da humanidade

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"... a maior carnificina da história da humanidade".
Completamente d'acordo com o que escreveu. E a carnificina ou genocídio, como se queira, agora por outros meios, sob outros pretextos e perseguindo (aparentemente) outros fins, continua exactamente igual, isto é, imparável até à catástrofe final.

Maria

4:23 da tarde  
Blogger Marcos Pinho de Escobar said...

Caro Francisco,
O que diz está certíssimo. Vale a pena ler os trabalhos de John Charmley, um historiador inglês que desfaz muitos dos mitos referentes ao Churchill e à "vitória" britânica.

1) Churchill: the end of glory (Hodder and Stroughton, 1993)

2) Churchill's Grand Alliance 1940-1957 (Hodder and Stroughton, 1995)

Um abraço.

11:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Entendo. Churchill e Hitler faziam a paz e partilhavam o mundo entre os dois, a coroa britânica e a Grande Mãe Alemã. China, EUA, Rússia, ficavam a ver, embevecidos. Pois...

2:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois pois J Pimenta..

3:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home