segunda-feira, julho 31, 2006

O drama de Israel


O drama de Israel é o drama da justiça. Como pergunta o Padre Seabra :
«É evidente que as relações entre os povos têm que ser baseadas na justiça. Mas a justiça quer dizer o quê? quer dizer repor o statu quo ante?Quer dizer punir todas as injustiças que foram cometidas no passado? »

Claro que não, a propria injustiça cria direitos, promessas que têm que ser cumpridas, contratos que têm que ser observados.

Israel nasceu torto,nasceu de uma loucura de uns iluminados. O que Israel fez é o que Bin Laden quer fazer, na nossa santa terrinha, com o Al Andaluz.Quiz repôr o que já não existia há dois mil anos , formando grupos terroristas, expulsando gente das suas casas,das suas quintas, das suas aldeias , separando famílias com a lei da bomba. Mas nasceu e ao nascer, nasceu gente, criaram-se raizes, fundaram-se familias, aldeias, vilas e cidades.Compraram-se lojas, ergueram-se fabricas, cultivaram-se os campos e aquilo que não era deles passou a ser.
Quem nasceu em Israel nos ultimos 50 anos não tem culpa dos pecados dos pais.Aquela terra é deles, tão deles como era dos avós dos palestinianos que foram roubados, expulsos e arruinados.

E é este o drama da justiça, ao contrário do que os israelitas fazem com os criminosos nazis, a justiça, como os iogurtes, tem prazo para ser aplicada