sexta-feira, janeiro 16, 2009

Não é estupido é distraido

O engenheiro Sócrates faz-me lembrar uma anedota sobre loiras. Não é estupido é distraido
Diz ele que em Setembro de 2008 ninguem sabia da crise.
Eu que não sou nada escrevi isto neste blog em Agosto de 2007 .
Toda a gente minimamente informada sobre estes assuntos sabia da crise.
O engenheiro Sócrates é muito distraído

Sexta-feira, Agosto 17, 2007

Eu não me fiava...
Os mercados parecem estar a recuperar, no entanto eu não me fiava.A crise começou com os bancos a recusarem-se a emprestar dinheiro uns aos outros. Isto, obviamente, não é bom sinal, é sinal que desconfiam uns dos outros, é sinal que suspeitam que os seus colegas não estão sólidos, não são de confiança.Hoje os mercados recuperam porque o FED baixou as taxas de juro nos empréstimos de emergência aos bancos e permitiu que estes diminuíssem as suas reservas. Isto fez com que mais dinheiro entrasse no mercado aumentando a liquidez, mas não alterou em nada a primeira causa.: os bancos não estão sólidos, antes pelo contrário diminuindo as reservas os bancos tornam-se mais perigosos.(quanto menos dinheiro alguém tiver mais hipóteses tem de falir)Um alto quadro de uma grande instituição dizia na crise de 82 (uma crise de crédito como esta) que se um dos grandes bancos falisse falia todo o sistema financeiro internacionalSe este pressuposto não se alterou e continua a ser verdadeiro o perigo é real.Quem está contente com isto é preciso que não esqueça que os maiores credores dos bancos somos todos nós com os nossos depósitos.