segunda-feira, setembro 03, 2007

Os «totós» são os bancos

Pretendem-nos impingir que a propriedade já não é o que era, dando como exemplo o Google , e que os activos são hoje em dia cada vez mais intangíveis.A realidade é,como sempre, diferente.

Se colocarmos a palavra property no Google o que nos aparece a anunciar no espaço são Malaysia Property Website e não a venda de qualquer activo intangível.

Alvin Tofler diz no seu livro «A revolução da riqueza»que a Google é «uma empresa cuja propriedade e operações são quase inteiramente intangíveis»mas nunca olhou para o balanço da Google. A Google tem de activos intangíveis 346,841 milhões de dólares e e de Property Plant and Equipment 2,395,239 milhões de dólares ou seja quase sete vezes mais..

Se é verdade que a propriedade é a antes de mais nada um papel da conservatória esse papel não valeria nada se não correspondesse a algo muito real.

A economia virtual não é de hoje. Sempre se vendeu a Torre de Belém e a Torre Eiffel e em 29 vendiam-se acções de empresas que iriam ficar com o monopólio da água quando esta se esgotasse no mundo

A contabilidade é uma das grandes invenções do homem mas como é papel , permite tudo.

Quando recentemente rebentou o escândalo filatélico em Madrid todos se apressaram a caluniar os administradores por fraude porque os selos se valorizavam e valorizavam porque havia «totós» que compravam participações financeiras nessa empresa que por sua vez comprava tudo o que era selo fazendo, como é obvio, o preço dos selos subirem.
Se fizessem com maçãs o resultado era o mesmo.

Anda sempre tudo a procurar um local maravilhoso onde colocar o dinheiro. A D Branca foi um desses locais, tinha uma contabilidade muito especial pedia dinheiro emprestado e com esses emprestimos pagava juros altíssimos.

As empresas de hipotecas nos Estados Unidos não fizeram muito diferente mas arranjaram milhões de donas Brancas a quem emprestar o dinheiro. Faziam contratos com as Donas Brancas altamente lucrativos e vendiam-nos .Estes por sua vez também se valorizavam, dada a enorme procura destes «derivados» .

Andava tudo a comprar e a vender papeis cujo valor não tinha qualquer relação com a realidade

Mas desta vez não foram pequenos burgueses ou agricultores que enfiaram lá o cacau, foram os bancos, os maiores bancos do mundo. Com Greenspan a defender que o aumento do preço das propriedades se devia à óptima performance da economia estava tudo descansado. Subiam os preços do imobiliário, subia os juros, tudo subia excepto o rendimento das famílias, das Donas Brancas que pagavam os tais juros.

Com os cartões de crédito vai-se passar o mesmo. Milhões de Donas Brancas pagam juros altíssimos aos bancos e com isto estes têm todos os anos lucros recordes.

Como já só pagam praticamente os juros quer dizer que o capital desapareceu no aumento de vendas de algumas empresas.

No dia em que deixarem de pagar os juros temos mais uma crise de crédito a juntar-se a esta .


O problema é que desta vez a D Branca são as famílias e os «totós» são os bancos