segunda-feira, janeiro 15, 2007

Estabilidade

Estabilidade e a condiçao do que se mantem constante, um estado de equilibrio de imperturbabilidade.

A estabilidade e a obsessao do Prof Cavaco Silva. Traumatizado pelos anos de «violencia domestica» com o «pai da democracia» Cavaco ve na estabilidade o objectivo numero um do seu mandato de Presidente da Republica.

Todos e cada um de nos procura na estabilidade a segurança e a paz de espirito que as coisas imperturbadas trazem. A estabilidade que o Prof Cavaco como Presidente da Republica devia procurar deveria ser a estabilidade da Naçao. Mas nao, para o Prof Cavaco, estabilidade ha so uma: a estabilidade governativa e mais nenhuma

Ora a estabilidade governativa pode nao ter nada que ver com estabilidade da Naçao. Foi atraves da estabilidade governativa que surgiram as maiores desestabilizaçoes sociais. Pode-se mesmo dizer que a desestabilizaçao social a longo prazo depende da estabilidade governativa. Nao fomos uma Republica Comunista graças a desestabilidade governativa. Fosse estavel Vasco Gonçalves e teriamos derrubado o nosso muro so ha poucos anos.

O que se nota e que a estabilidade governativa serve antes de mais para ter o poder necessario para a desestabilizaçao social.O governo tornou-se nos ultimos anos apenas uma fabrica de leis e e atraves destas que governa. Governar tornou-se sinonimo de legislar.

As leis existentes nao prestam , sao precisas novas que nos , que somos tao inteligentes, vamos inventar, fabricar, produzir, com a nossa ilimitada energia de tudo querer mudar, alterar, modernizar, vamos por em pratica com os nossos fiscais, as nossas policias, o nosso poder, iluminado por velas de cera fabricada por abelhas senis

O pais nao avança, estagna, nao por culpa da instabilidade governativa, mas por culpa da instabilidade legislativa. Ninguem confia no sistema. A lei de hoje pode nao ser a lei de amanha. O que e legal hoje, amanha ja e ilegal. Ninguem confia, ninguem consegue saber quais sao as regras do jogo. As regras mudam a meio do jogo, a batota institucionalizou-se.

Enquanto nao houver estabilidade legislativa nao ha estabilidade. A unica lei que deveria ser aprovada nos proximos dez anos deveria ser uma que proibisse inventar novas leis.

E a unica lei que precisamos: saber qual e a lei

1 Comments:

Blogger Nuno Adão said...

Muito bem senhor Francisco;
assino por baixo, e depois envia-se para o exmo Presidente e primeiro-ministro.

Cumprimentos

9:39 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home